Dessa forma, vai por terra todo o esforço e os investimentos feitos na dragagem de aprofundamento do Programa Nacional de Dragagem (PND), que já consumiu bilhões dos cofres públicos e pouco efeito surtiu nos portos brasileiros até o momento. A maior parte dos terminais portuários continuam sem poder receber os maiores e mais modernos navios da crescente frota mundial.
No comunicado, a Codesp indica, ainda, que irá "iniciar o mais brevemente possível obra de dragagem para manutenção da profundidade do trecho 01 [...], em especial entre as bóias 02 e 06". O limite de 12,3 metros poderá ser ampliado, temporariamente, para 13,3 quando a altura da maré estiver igual ou superior a um metro. Barco prevê que os pontos mais críticos de assoreamento serão eliminados em 15 dias.
O aumento da profundidade do canal de acesso ao porto santista é uma novela que se arrasta desde fevereiro de 2010. As previsões alvissareiras para atender o setor produtivo nacional não estão se confirmando, já que as embarcações acima de 300 metros de comprimento têm dificuldade para acessar os terminais do Porto de Santos.