Sábado, 13 Dezembro 2025

Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), tem se iniciado projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou
virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares.

Estes projetos de xadrez nas escolas justificam sua existência porque está demonstrado que o xadrez. É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e
experiências que constituem "Patrimônio Cultural da Humanidade" .

Tem uma base matemática: a matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.

Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe. Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores
cidadãos.

Objetivos Gerais do Ensino do Xadrez - Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que
permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa. Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, individual e social.

Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio. Prioriza a resolução de problemas.

O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária. Contribuir para a elevação da auto-estima. Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação. Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.

Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
Programação Didática Sugerida:

O Sistema de Ensino de de Xadrez da Federação Internacional de Xadrez, por seu conteúdo abrangente e completo sobre a história, as regras e a prática do jogo de xadrez é o recomendado pela FESX. Nele constam as seguintes sugestões: Distribuição do tempo de classe A unidade de classe, considerada nesse nível, está concebida para ser desenvolvida em quarenta e
cinco minutos (45 min).

A sugestão é que cada classe seja organizada no seguinte esquema:
1. Verificação de presença e preparação dos recursos a utilizar-5 min.

2. Execução da instrução-35 min2.1. Introdução à aula+/- 5 min-

2.2. desenvolvimento do conteúdo+/- 25 min-2.3. Encerramento da aula+/- 5 min

3. Recolhimento e acondicionamento do material utilizado-5 min·

Freqüência - Recomenda-se que o desenvolvimento do presente nível seja aplicado em duas sessões por semana durante o período de um semestre. Os sábados, domingos e feriados podem ser utilizados para tarefas especiais dirigidas: reforço, intercâmbios, simultâneas, torneios, matches etc.

Recursos Materiais - Os recursos materiais, mínimos necessários, para serem utilizados por grupos com média de 16 e 24 alunos são:
FIDE;Tabuleiro Mural; Quadro Negro;Jogos de Xadrez; Planilhas para anotação de jogos de xadrez; Relógios de Xadrez (opcional)

Sugestão de material complementar Bibliográfico:

Bobby Fisher Ensina XadrezColeção IRIS - Editora Cedibra;

Manual de Xadrez Idel Becker - Livraria Nobel SA- São Paulo - SP;

Xadrez Básico Dr. Orfeu Gilberto D’agostini - EDIOURO;

XADREZ - Partidas Selecionadas de V.V. Smyslov IBRASA;

Ataque e Contra-ataque no Xadrez -Fred Reinfeld IBRASA;

Lições Elementares de Xadrez- José Raul Capablanca Hemus Editora Ltda;

Estratégias Vitoriosas no Xadrez Yasser Seirawan - MAKRON Books do Brasil Editora Ltda - São Paulo - SP

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome