Terça, 22 Julho 2025

A abracomex é a Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior, uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para o crescimento das exportações brasileiras através de pesquisas, elaboração de estudos e análises, distribuição de informações técnicas, consultorias e treinamentos. E para explicar melhor a finalidade da entidade o site Portogente entrevistou o presidente da Abracomex, Marcus Vinicius Franquine Tatgiba.

Portogente - Quais as atividades que a Abracomex realiza com objetivo de fomentar o crescimento das exportações brasileiras? Como são desenvolvidas as ações e de que forma as informações são repassadas aos associados?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
As ações da Abracomex ocorrem por meio de encontros internacionais de negócios, treinamento, promoção comercial, presença junto ao poder público, banco de dados de empresas, informações técnicas, consultoria e fórum de discussão.

Portogente - Atualmente, quantas empresas e de que segmento fazem parte da entidade?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
São 150 instituições voltadas para o acompanhamento dos processos de exportação e importação, agenciamento de negócios internacionais e de transporte aéreo, marítimo e terrestre, análises técnicas, apresentação de produto (rotulagem, embalagem, design, etc), business travel, captação de recursos e formação de preços, telecomunicações, consultoria e assessoria em questões tributárias, desembaraço aduaneiro, distribuição, Eadis, editorial, logística de transporte, marketing, organização de consórcios e join-ventures, organização de feiras, pesquisa e estudos de mercados, preparação da empresa para o comércio exterior (regras administrativas, legais e financeiras), projetos de viabilidade econômica e financeira, projetos industriais, publicidade, seguros, serviço de alocação de mão-de-obra, serviços financeiros, serviços jurídicos, serviços portuários, tecnologia e informática, trading company, traduções e treinamento.

Portogente - No site, a associação divulga que desenvolve projetos específicos para empresas, com o objetivo de aprimorar as operações de comércio exterior em diversos segmentos. Quais são esses segmentos e como são executados os projetos?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
Entre os segmentos estão os de abrasivos, advocacia, alimentos, café, chocolate, confecção, consultoria, distribuição, editorial, granito, logística, madeira, mármore, móveis e papaya. Já os projetos visam a inserção no mercado internacional, através da adequação da empresa para o comércio exterior, desenvolvimento e articulação internacional junto a potenciais importadores.

Portogente - As atividades mencionadas (encontros internacionais de negócios, treinamento, promoção comercial, banco de dados de empresas exportadoras, difusão de informações técnicas e consultoria) podem ser usufruídas por qualquer empresa?O senhor poderia explicar como funciona cada um desses itens?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
Sim, estão acessíveis a todas as empresas e nossas ações consistem em realizar:
· Encontros internacionais de negócios: eventos reunindo importadores, exportadores e autoridades governamentais. Treinamento: cursos, seminários, congressos e palestras para capacitar empresários e funcionários em comércio exterior (parceria com o Banco do Brasil). Promoção comercial: prospecção de mercados, identificação de oportunidades e negociação. Presença junto ao poder público: assistência técnica a órgãos governamentais para a condução das políticas de comércio exterior. Banco de dados de empresas: dados sobre exportadores, importadores e prestadores de serviços no Brasil e no exterior. Informações técnicas: notícias, estudos, legislações, análises de mercados, artigos, dados estatísticos e relação de novas oportunidades. Consultoria: equipe especializada em comércio exterior e desenvolvimento de projetos financeiros. Montamos projetos direcionados para o estímulo e promoção de exportações. Fórum de discussão: ferramenta interativa on-line para abordagem de temas sobre comércio exterior e aumento da rede de relacionamento dos participantes.

Portogente - Mais de 20 empresas já participaram do Programa Comex Infoco. Como é possível fazer parte desta ação? O Comex Infoco é realizado em outros estados? Quais os resultados mais palpáveis e concretos que a Abracomex atingiu com o programa?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
O resultado é a mobilização e capacitação de empresas para a exportação. É realizado em Vitória (ES) e São Paulo(SP).

Portogente - É sabido que as pequenas e médias empresas são as que mais necessitam de apoio para conseguirem entrar no mercado externo e alavancar as vendas. Inclusive algumas pequenas empresas de artesanato e bijuterias, por exemplo, têm conseguido aumentar sua presença em outros países. A Abracomex possui algum projeto destinado a elas?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
Ainda não desenvolvemos projetos específicos para esses segmentos. Para pequenas e médias empresas, nosso foco de assistência e através da capacitação profissional dos dirigentes e/ou responsáveis (ou futuros) pelo gerenciamento das exportações dentro da empresa. Exemplo disso é o curso de Gestão Empresarial em Exportação desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil.

Portogente - A balança comercial brasileira tem demonstrado uma média de superávit superior em comparação com o mesmo período do no passado. O senhor acredita que a tendência, em médio prazo, é de continuar com bons resultados?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
As ações desenvolvidas pelas empresas e governo voltadas para o mercado externo indicam, conforme nossos estudos, que as exportações brasileiras deverão crescer nesse patamar pelos próximos três anos. É importante frisar que a participação das exportações brasileiras em relação ao PIB é baixa, o número de empresas envolvidas também é pequeno. Ou seja, partimos de um patamar reduzido, então é de se esperar que os crescimentos iniciais apresentem percentuais mais robustos. Porém, mais adiante a manutenção de desses percentuais de crescimento dependerão de ações mais agressivas e corajosas das empresas e do governo. Exemplo: investimentos em infra-estrutura logística, menos burocracia na movimentação de capitais e moedas, presença das empresas no exterior, capacitação, desoneração da mão-de-obra, etc.

Portogente - Como um empresário que deseja fazer parte da Abracomex deve proceder para se tornar um associado? Quais as dicas que o senhor daria para uma empresa que está começando a negociar com estrangeiros?
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba:
Para ser um associado o interessado pode submeter a sua solicitação para análise através do nosso site www.abracomex.org ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Resumidamente, o negociador internacional dever ter conhecimento do produto, empresa, entender as necessidades do interlocutor, compreender que existem diferenças culturais e que elas afetam nossas atitudes e procedimentos no processo de negociação, dominar as regras de comércio internacional, ter fluência no idioma que se negocia, possuir uma boa assessoria em relação a contratos internacionais e nunca deixar de avaliar e acompanhar os negócios fechados.

 

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