Caros leitores,
Hoje, falaremos de mais um porto argentino de mar aberto, Quequén/Necochea, também localizado na Costa Atlântica.
*************************
O Porto de Quequén/Necochea é um dos cinco portos principais da Argentina, junto com os de Buenos Aires, Rosário, Santa Fé, estes portos fluviais, e o de Bahia Blanca também localizado na Costa Atlântica, descritos em artigos anteriores.
O Porto de Quequén/Necochea está localizado a 375 milhas náuticas ao sul de Buenos Aires, o qual pode ser identificado facilmente pelo farol de Quequén e as torres dos elevadores, de embarque de grãos, os quais são visíveis de qualquer direção, seja de dia como de noite devido a iluminação característica.
A zona de fundeio, para aguardar o ingresso ao porto, se localiza próxima a barra do canal, de 1 a 2 milhas, com profundidades de 14 a 18 metros. Devido o litoral ser desabrigado, durantes as tempestades ocasionadas pelas frentes frias, as embarcações devem se distanciar da costa.
Porto com as águas mais profundas, historicamente Quequén movimenta agrograneis e seus subprodutos como óleos vegetais e farelos e pelletes, que representam mais de 80 % da estatística portuária. Produtos florestais, como eucalipto em toras e placas também fazem parte da pauta de exportação. Na importação os fertilizantes e adubos são os produtos mais importantes.
O principal balneário argentino, Mar Del Plata, está a menos de 100 quilômetros ao norte do Porto de Queuquén/Necochea. Toda a região, pertencente a Província de Buenos Aires, é servida por importantes rodovias e ferrovias.
Principais portos argentinos
Porto de Quequén, margem esquerda, e Necochea, margem direita
Referências bibliográficas
Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.