Caros leitores,
Hoje, falaremos das características do porto fluvial de Santa Fé.
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O Porto de Santa Fé é um porto fluvial e está localizado no quilômetro 584 da Hidrovia do Rio Paraná, a montante de Buenos Aires, na Província de Santa Fé. É o porto importante mais setentrional na Argentina que escoa a produção agrícola de uma grande área produtiva.
O Porto de Santa Fé está integrado a três Rutas Nacionales, as BRs da Argentina, e também pela Auto-Estrada Santa Fé – Rosário. Tem conexão ferroviária com diversas concessionárias nas bitolas 1,000m e 1,676m, que permitem o tráfego de trens para o Chaco, Santiago Del Estero, Tucuman, Salta, Jujuy, Córdoba, San Juan e Mendoza como também para o Chile e Bolívia.
As docas e instalações portuárias permitem a atracação de navios de até 200m de comprimento, 32m de boca, largura, com calado de 22 pés, 6,7m
Além dos grãos (soja, trigo, girassol, sorgo, aveia) o porto também movimenta combustíveis, óleos vegetais, frutas, minérios e carga geral. A Unidad Portuária Multimodal conta com serviços regulares de contêineres para Assunção no Paraguai, Montevidéu no Uruguai e Buenos Aires. Esse serviço atende também a cadeia fria, contêineres refrigerados e congelados. O porto é gerido pelo Ente Administrador Puerto Santa Fe.
O acesso fluvial ao Porto de Santa Fé é realizado pelos canais de derivação Norte e Sul, os quais de conectam ao canal principal do Rio Paraná, este ligado ao Canal Emílio Mitre, que se conecta aos canais Intermédio e Índio até o Forte Ponton onde se localiza a estação dos práticos Recalada, já o Rio de La Plata.
Carta náutica do Rio Paraná do Porto de Santa Fé
até a foz no Rio de La Plata
Porto de Santa Fé com suas darsenas I e II,
nas margens do Rio Paraná
Terminal de grãos e armazéns portuários
Referências bibliográficas
Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.