Caros leitores,
Hoje, falaremos das características do Porto de Buenos Aires, na Argentina.
*************************
Buenos Aires é o principal porto argentino e sua principal atividade é a movimentação de contêineres, como também de combustíveis, grãos, veículos e cargas manufaturadas. Além do Terminal de Puerto Novo, Buenos Aires dispõe também do Terminal Dock Sur da Exogan e do Terminal Rio de La Plata, que movimentam contêineres. O granel líquido é movimentado na Dock Sur, que ainda conta com um terminal de derivados de petróleo.
* As características dos portos argentinos
* Puerto Madero: exemplo de revitalização da área portuária
Terminal Rio de La Plata no Porto de Buenos Aires
A localização no estuário do Rio de La Plata limita o porte dos navios que atendem o Porto de Buenos Aires, cujo acesso é feito pelo Canal Intermédio e pelo Canal Índio até o Forte Ponton, onde está instalada a estação dos práticos Recalada. Os canais com profundidades da ordem de 9 metros exigem uma navegação com muita perícia em função das correntezas, bancos de areia e fortes ventos.
Essas condições ocorrem devido ao estuário do Rio de La Plata e seus afluentes - Rio Paraná e Rio Uruguai. Como foi descrito no artigo anterior, eles representam a porta de entrada da enorme bacia hídrica, a Bacia do Prata, que abarca 4.300.000 quilômetros quadrados do Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, além da própria Argentina.
Carta náutica do Rio de La Plata, foz dos rios Paraná e Uruguai
Terminal de derivados de petróleo do Puerto Dock Sur
do Porto de Buenos Aires
Vista do pátio de contêineres da Exogan
do Puerto Dock Sur pertencente ao Porto
de Buenos Aires
Em função dessas características que limitam o porte das embarcações, o Porto de Buenos Aires tem exigido constantes modificações no uso de cada uma das instalações portuárias a exemplo do ocorrido no Puerto Madero. Porto construído no final do século XIX, tornou-se inadequado para a navegação moderna, a qual a cada década utiliza navios de maior porte.
Devido à sua localização privilegiada, junto ao centro da cidade, seus armazéns foram transformados em um centro de atividades turísticas e gastronômicas, além de ser utilizado também para a instalação de moradias. As darcenas são utilizadas como marina de lazer, abrigando veleiros e lanchas de diversos portes.
Essa ação permitiu a recuperação dessa área portuária que se encontrava degradada e abandonada pelas autoridades portuária e municipal.
Foto: www.argentour.com
Puerto Madero abriga atividades turísticas,
gastronômicas e residenciais
Referências bibliográficas
Puertos Argentinos, Mario De Pedro, Manrique Zago Edições, 1998, Buenos Aires.