A determinação do espaço de trabalho e suas delimitações físicas são elaboradas através da análise de atividades desenvolvidas em cada setor no ambiente corporativo.
Os mobiliários e seus acessórios são determinantes para a elaboração do layout de cada área, mais especificamente em cada setor da empresa. São inúmeros os itens a serem utilizados para a elaboração destes espaços. Hoje, abordaremos os sistemas divisórios móveis disponíveis no mercado. Estas opções são de excelente aplicação, pois são móveis e dão flexibilidade as áreas internas de qualquer prédio. Elas permitem o remanejamento quando uma reformulação do layout se fizer necessária conforme a dinâmica da empresa.
Divisórias
As estações de trabalho, de uma maneira geral, necessitam de separações ou limitações físicas para a criação destes ambientes. Para isso, utilizam-se painéis divisores, cuja altura define o tipo de ambiente que se quer criar e esta em função dos tipos de atividades desenvolvidas dentro de cada setor e dentro do ambiente corporativo.
Divisórias baixas: painéis com alturas entre 1,00 e 1,05m, onde se configuram os balcões de atendimento para as pessoas em pé. É muito utilizado em recepções.
Divisória biombo entre 1m e 1,05m
Divisórias biombo baixo: painéis divisores com altura entre 1,10 e 1,30m, onde delimitam a estação de trabalho, porém possui o contato visual. Estes são utilizados em telemarketing, trainee etc.
Divisória biombo entre 1,10 e 1,30m
Divisórias biombo médio: painéis divisórios com altura de 1,60m, onde se cria a divisão de espaços entre as estações de trabalho. Podem ser utilizados para supervisores e officer, entre outros.
Divisória biombo 1,60m
Divisórias biombo alto: painéis divisores com alturas entre 1,80 e 1,90m, onde delimitam a estação de trabalho proporcionando proteção acústica e visual. Estes podem ser utilizados para trabalhos que exigem privacidade e, também, uma maior concentração nas atividades.
Divisória biombo 1,80 a 1,90m
Divisórias piso teto: painéis divisores com alturas superiores a 2,20m, onde proporcionam proteção total de acústica e constam porta para acesso ao espaço de trabalho. Estes painéis divisores são utilizados para configurações de salas e possuem várias opções no mercado atual quanto ao seu tipo de acabamento, de acordo com a finalidade do ambiente interno que se deseje criar.
Painéis cegos: são inteiriços e possuem a opção de revestimento melamínico ou de tecido. Eles delimitam totalmente a visão e dão isolamento acústico, proporcionando, assim, total privacidade.
Divisória piso teto cego
Painéis mistos: são parte fechados com a opção de revestimento melamínico ou de tecido e parte em vidro, dando assim delimitação parcial da visão e isolamento acústico, gerando também uma boa privacidade.
Divisória piso teto misto
Painéis variáveis: são totalmente de vidro, de cima a baixo. No entanto, em seu interior têm micro persianas, delimitando totalmente a visão quando fechado, e translúcido quando aberto. Proporciona isolamento acústico e, também, boa privacidade quando necessário.
Divisória piso teto variável
Para a criação dos ambientes de trabalho acima descritos, necessita-se de um estudo do fluxograma, da análise de interação das áreas correlacionadas de cada setor e da avaliação do organograma da empresa para o posicionamento dos ambientes de acordo com os diversos cargos e funções da empresa.
Portanto, recomenda-se que um profissional da área seja consultado para garantir a maior condição de aproveitamento de espaço e, assim, tendo-se a certeza de uma elaboração adequada do ambiente corporativo com qualidade e bem estar.
Leia também
* Harmonia é fundamental para a produtividade de uma empresa