Sexta, 29 Março 2024

Morreu em Santos na manhã da última sexta-feira (22), aos 70 anos, a artista plástica holandesa Simone Marie Wagemaker, coordenadora do projeto Aves no Porto, publicado há pouco mais de dois anos pelo PortoGente. Vítima de câncer de pulmão, ela deixa o filho João Benvenuto Viana, que irá assumir o comando do programa idealizado por sua mãe, onde estão retratadas as diferentes espécies que habitam as áreas próximas ao maior porto da América Latina.

 

Simone Marie estava no Brasil há cerca de 50 anos, sempre dedicando-se à arte e, nas últimas duas décadas, ao meio ambiente. Além de coordenar o Aves no Porto, ela era professora de Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Desde que chegou ao Brasil, ela foi bailarina e desenhou figurinos para peças teatrais, entre outras atividades. Em entrevista publicada pelo PortoGente em 8 de novembro de 2005, a artista plástica relembrou uma de suas histórias mais engraçadas, quando conviveu com os índios Xingus.

 

“Essa experiência foi na década de 60, mas me lembro bem. Você perde a necessidade de ter coisas e fazer coisas. Acho que isso se refletiu em toda a minha vida, de forma extremamente positiva”, relembrou na ocasião. E é justamente esse espírito empreendedor e destemido que Simone Marie deixa na lembrança do filho João Benvenuto, que se emociona ao falar sobre sua mãe com nossa reportagem.

 

“A minha mãe me ensinou a ter um profundo respeito pela natureza e é isso que levarei de ensinamento daqui para frente. Eu pretendo continuar com o projeto Aves no Porto, mas teremos que fazer algumas modificações. Ela mantinha boa parte dos desenhos publicados no site, mas não podemos deixar esse legado dela em segundo plano. Desde os anos 80 ela se dedicou à natureza, desenvolvendo projetos pioneiros, enfim, foi uma mulher pioneira, sempre em busca de inovações”.

 

De fato, o grande legado que Simone Marie Wagemaker deixa para o meio ambiente é a visão futura sobre a questão ambiental, seus impactos e reais possibilidades de extinção de espécies de plantas e animais, principalmente em áreas próximas aos grandes centros industriais, urbanos e portuários. “Ao estudar as aves no Porto de Santos, pudemos sentir que daqui há um tempo, muito do que hoje existe deixará de ser realidade, tudo em nome da chamada expansão portuária”, frisa o filho João.

 

Por isso, Simone Marie sempre demonstrou total interesse em comandar o projeto Aves no Porto, juntamente com a direção do site PortoGente. Em 2005, o grande desafio era popularizar o tema junto ao grande público. Assim, a internet foi escolhida como o meio ideal para a exposição de teorias, espécies raras e diversos artigos sobre aves.

 

“A criação de uma grande biblioteca virtual. Isso foi o que o PortoGente ofereceu à minha mãe, que aceitou de primeira o desafio e o venceu, com louvor. Ela sempre contava aos seus alunos na Unisanta sobre as mensagens de incentivo que recebia. Muita gente acessa o Aves no Porto para fazer pesquisas acadêmicas, outros tantos buscam diversão e gostam de ver e ouvir os pássaros, isso não deixaremos passar em branco”.

 

E o diretor do site PortoGente, José Antônio Marques Almeida, o Jama, garante que o projeto Aves no Porto vai continuar no ar, e com novidades que serão discutidas ao longo das próximas semanas. “O trabalho de Simone Marie tratou de modo pioneiro os pássaros na área portuária. O tema é interessante e ela o deixou mais atraente ao juntá-lo com sua veia artística. Além de tudo, Simone era uma pessoa agradabilíssima, que marcou sua passagem pelo PortoGente. Deixará saudade”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome