> Voltar para o WebSummit Arco Norte
A origem do Arco Norte como projeto logístico intermodal pode ser definida no ciclo da borracha. Desse período, merece destaque por seu empreendimento audacioso e inteligente, suas tragédias e seu sucesso, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A ideia da ferrovia nasceu na Bolívia, em 1846, mas as obras tiveram início no estado de Rondônia em 1907. Naquela época a região Norte se desenvolveu sobremaneira pelo comércio marítimo a partir do transporte da borracha.
Leia também
* Arco Norte e o novo comércio mundial
* Arco Norte: uma outra saída do Brasil
* Portos do Arco Norte e do Nordeste
Modernamente, acontece uma confluência de projetos logísticos multimodais em conclusão – a maioria com delongas absurdas – que ampliam sobremaneira a hinterlândia dos portos acima do paralelo 16°S, adotada como linha demarcatória dessa nova região econômica. É importante lembrar que a costa marítima dos estados da região Norte e Nordeste é a mais próxima em território brasileiro nos importantes mercados da Europa e da costa leste dos Estados Unidos.
Clique aqui e acesse o estudo completo feito pela Câmara dos Deputados
WebSummits anteriores
* WebSummit 2017 Lei dos Portos
* WebSummit 2018 Porto Sustentável
Portogente vai participar orgulhosamente desse momento fundamental voltado a aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional. Em especial, porque nesse quadro movediço e imprevisível mundialmente avulta o papel da informação e do tratamento da informação especializada na definição da estratégia das empresas e dos atores públicos e privados.
O desenvolvimento do Arco Norte promove o crescimento econômico do País, gera oportunidades de trabalho e de riquezas. O que se traduz por aquecimento dos investimentos e dos negócios no universo logístico-portuário.