osvaldo agripino coluna
agripino@agripinoeferreira.com.br
 

O Projeto Rumo desenvolveu um diagnóstico audiovisual da foz do Rio Itajaí-Açu, com ênfase na Relação Porto-Cidade. É um projeto de conscientização sustentável, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, para exploração e produção de petróleo e gás do Campo de Baúna, na Bacia de Santos, de responsabilidade da empresa Karoon Energy.

O documentário retrata como a pesca, o porto, o estaleiro, vários esportes náuticos e os navios compartilham o mesmo lugar, onde se realizam inúmeras atividades e encontro de muitas pessoas. O Projeto Rumo está acontecendo para conhecer, entender e contar as histórias dessas pessoas e os usos da foz do Rio Itajaí-Açu onde encontra o mar nos municípios de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina.

O advogado e professor de Direito Marítimo, Dr. Osvaldo Agripino, explica que a presença do Complexo Portuário Itajaí-Navegantes é extremamente importante para o desenvolvimento do setor econômico e industrial da região. Argumenta que para cada contêiner desembarcado em uma cidade portuária, deixa-se de 500 a 1000 dólares na economia local.

Pode-se afirmar que o Porto de Itajaí é um case de sucesso em função da gestão que vem sendo feita ao longo dos anos, por delegação do governo federal ao município, uma relação porto-cidade muito intensa com a comunidade portuária, com os exportadores, com universidade, com poder público local, estadual e federal.

Itajaí movimenta hoje carga proveniente de quase todos os estados do Brasil, um modelo de progresso em termos de administração portuária, fazendo a simbiose entre o privado e o público por meio da autoridade portuária, para ordenar o mar sem desprezar os pescadores artesanais, industriais, donos de barco e restaurante, os construtores, os estivadores, os práticos, o pessoal do porto, grande número de pessoas, usos e atividades.

A série tem 7 episódios: "A Foz e o Projeto"; "Pesca Artesanal"; "Pesca Industrial"; "Complexo Portuário"; "Petróleo e Gás e Estaleiros"; "Turismo, Esporte e Lazer" e "O Futuro da Foz".

É o resultado de uma pesquisa de 2 anos entrevistando pessoas, conhecendo atividades e setores.

Assista o documentário completo. 👇

agripino-30072023.jpgOsvaldo Agripino – Advogado, sócio do Agripino & Ferreira, Pós-Doutor em Regulação de Transportes e Portos, Harvard University – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2