Os principais órgãos públicos brasileiros envolvidos em operações de transporte internacional estão tomando ações preventivas com o objetivo de minimizar as possibilidades de circulação do coronavírus 2019-nCoV em território nacional. O vírus foi identificado em milhares de residentes da China ao longo deste mês de janeiro, causando complicações respiratórias severas e centenas de mortes.

portodesantos transporte mar

A Santos Port Authority (SPA), administradora do principal porto do Hemisfério Sul, elaborou uma campanha para esclarecer e difundir os principais cuidados para se proteger do novo coronavírus. Até o momento não foram registrados casos suspeitos em Santos e região, mas a Autoridade Portuária está adotando as ações preventivas necessárias em apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

coronavirus santos0

A Praticagem do Estado de São Paulo solicitou às agências marítimas e armadores informações sobre a existência de tripulantes de navios provenientes de regiões de risco com sintomas do coronavírus ou que embarquem nos portos de Santos ou São Sebastião vindos da China por avião, uma vez que o vírus pode permanecer incubado por até duas semanas. Além disso, adotou medidas especiais para garantir a segurança pessoal de sua equipe, como manter à disposição, na Ponte de Embarque, de Equipamentos de Proteção Individual como máscaras, luvas especiais e óculos para embarcar nos navios.

Segundo a Praticagem, é importante observar que o tempo de incubação desse vírus é bem inferior à duração da viagem marítima Brasil-China. Assim sendo, se algum tripulante tiver sido infectado no dia da saída na China, provavelmente já chegará em Santos em estado grave. Há, ainda, um potencial risco na troca de tripulantes de navios em Santos, considerando a possibilidade de marítimos infectados virem de avião sem que ainda apresentem sintomas.

coronavirus santos01

coronavirus santos02

coronavirus santos03

coronavirus santos04

As imagens desta publicação foram captadas do site da Santos Port Authority.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s