Segunda, 25 Novembro 2024

Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informação, proporcionando um mecanismo de realimentação (feedback) para atender a um objetivo determinado. Os sistemas de informação estão difundidos por todas as funções organizacionais. Eles são usados por áreas como contabilidade, finanças, vendas, produção e assim por diante. Em conseqüência, esse uso generalizado aumenta a necessidade por novos sistemas cada vez mais complexos e por profissionais com conhecimento no seu desenvolvimento e gerenciamento.

 

Veja Também

 

Conceitos Gerais

 

Sistema de informação pode ser definido como "qualquer sistema utilizado para prover informações qualquer que seja sua utilização" (POLLONI, 2000). Todo sistema de informação pode ser visto, do ponto de vista mais técnico, como um conjunto de programas e de estruturas de dados. Os métodos de análise e projeto de sistemas historicamente enfocaram dados e processos. Mas de uma ênfase inicial em algoritmos, programas e processos, as metodologias de desenvolvimento migraram para uma abordagem centrada nos dados. A partir dai, as preocupações dos desenvolvedores e dos usuários foram passando dos dados operacionais para as informações agregadas envolvidas no processo de tomada de decisão. Os sistemas evoluíram para acompanhar a gerência de negócios.
Apesar da importância dos sistemas de informação no apoio a decisões estratégicas, os resultados obtidos pelo uso da informação nos processos decisórios não têm sido satisfatórios. Uma das prováveis causas das limitações dos sistemas de informação pode ser creditada à visão unilateral da informação por parte dos responsáveis pelo desenvolvimento de metodologias de análise estruturada de sistemas. Esta diferença explica as limitações dos sistemas de informação para uso em decisões estratégicas.
É possível classificar os sistemas de informações em sistemas de processamento de transações e sistemas de suporte à decisão. "Os sistemas de processamento de transações têm como principal objetivo o registro acurado das operações e fatos relevantes das áreas de negócio. A ênfase nesses sistemas é com a validação dos dados, visando maior qualidade e depuração das bases de dados. Já os sistemas de suporte à decisão "são projetados para apoiar os gestores de negócio no processo de tomada de decisão numa perspectiva de mais longo prazo, no trato da informação, do que os sistemas de processamento de transações e envolvendo um maior julgamento humano" (DHAR e STEIN, 1997).

 

Outras Definições

 

Sistema de Informação (em inglês, Information System) é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.
Além disso, o termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Social Aplicada, ao contrário de sua disciplina correlata Ciência da Computação, considerada uma Ciência Exata.
A área de conhecimento Sistemas de Informação é considerada pelos pesquisadores como uma área multi ou trans-disciplinar, devido às inter-relações com outras área de conhecimento, tais como Ciência da Computação, Administração, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação e outras.
Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.
As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT - Information and Communication Technologies).
Um Sistema de Informações pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.
Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Segundo a definição adotada pelo Ministério da Educação e Cultura brasileiro, o curso de Sistemas de Informação estuda a computação como atividade-meio, ou seja, estuda a aplicação da computação nas organizações. Esta definição é oposta à definição do MEC para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, que estudam a computação como atividade-fim.

 

Histórico

 

O Século XX é considerado aquele do advento da Era da Informação. A partir de então, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1837, passando pelos meios de comunicação de massa, e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.
O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro.
Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática.
Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los, catalogá-los e recuperá-los quando necessário.
Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados. Por exemplo, o inventário de estoque de uma empresa não era uma tarefa trivial nessa época, pois a atualização dos dados não era uma tarefa prática e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros.
Com isso, podemos concluir que a pré-história dos Sistemas de Informação foi marcada pela simplicidade dos dados, informações, métodos e técnicas, assim como pela limitação do sistema e pela sua ineficiência.
Conceito de Tecnologia da Informação a Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas". A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware.
A primeira geração é caracterizada pelo surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientados à Operação, automatizados através de grandes computadores (em seu início) e mais à frente migrado para microcomputadores.
Nas organizações foram surgindo sistemas especialistas, aqueles destinados a executarem uma determinada tarefa, como, por exemplo, um sistema de folha de pagamento. Esses sistemas forneciam informações para um determinado setor da empresa e isso era um grande avanço até então.

 

Funções

 

Os sistemas de informação desempenham 3 papéis vitais em qualquer tipo de organização :

  • suporte de seus processos e operações
  • suporte nas tomadas de decisões de seus funcionários e gerentes
  • suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva

 

Tipos de Sistemas de Informação

 

Em termos conceituais , os sistemas de informação podem ser classificados de maneiras diferentes. Algumas delas veremos a seguir.

Sistema de Apoio a Operações: existem 3 tipos principais de sistemas de apoio a decisões. São eles:

  • Sistema de Processamento de Transações : o objetivo deste tipo de sistema é reduzir custos através de automatização de rotina. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento.Como estess sistemas tratavam e processavam transações, foram chamados de sistemas de processamento de transações.
  • Sistema de Controle de Processos : monitoram e controlam processos físicos.
  • Sistemas Colaborativos : aumentam as comunicações e produtividade das equipes e grupos de trabalho.

Sistema de Apoio Gerencial : existem 3 tipos principais de sistema de apoio gerencial. São eles:

  • Sistema de informação gerencial : foram criados a partir da decada de 60 e são caracterizados pelo uso do sistema de informação para produzir relatórios gerenciais.
  • Sistema de apoio a decisão : nas decadas de 70 e 80, grandes aperfeicoamentos da tecnologia resultaram em sistemas de informação que custavam menos e eram muito mais poderosos.Pessoas de todas as áreas da empresa passaram a usar microcomputadores para fazer um variedade de tarefas e não dependiam mais de um setor específico para realizar as suas atividades.Neste período foi constatado que um sistema de informação baseado em computador poderia dar apoio adicional a tomade de decisão.
  • Sistema de Informação Executiva : fornecem informações críticas em quadros de fácil visualização  para uma multiplicidade de gerentes .
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