escrito originalmente por Clara Rejane Scholles, da Pratical One Ltda.
Mas o que significa logística sustentável? Como usuário de logística, a logística sustentável está na direção de entregar o produto no lugar contratado, no tempo contratado ou que atenda ao cliente, em perfeitas condições e a um custo adequado.
Uma outra versão poderia ser: cumprir a logística da origem ao destino, ao menor custo usando a combinação de modais disponíveis, no tempo certo e com o produto em perfeitas condições com acesso facilitado à informação do transporte.
Mas o que é sustentável para o transportador? Tenha como exemplo o transportador rodoviário. É sustentável rodar 3, 4 ou 5.000 km de estradas onde mais de 50% destas (de acordo com a pesquisa CNT de Rodovias 2011) têm algum tipo de problema, risco de roubo e acidentes, altos custos de manutenção do veículo, sem garantias de carga de retorno a um valor que gere resultado positivo e não somente pague o combustível? É sustentável que o motorista esteja sujeito aos riscos, receba da sociedade a carga elevada da sua contribuição pelo índice de acidentes e mortes nas estradas ao mesmo tempo que fica distante da sua família?
Em 2012 deverá entrar o CTe , Conhecimento de Transporte eletrônico no transporte rodoviário. E o que isto vai trazer? A formalização do transporte. O recolhimento de todos os impostos. É sustentável pagar todos os tributos, usando estradas ruins, com desgaste acentuado dos caminhões e falta de motoristas, especialmente nas longas distâncias?
E o que será que é sustentável para o transportador de Cabotagem? Uma faceta mostra que transporte acima de 1500 quilômetros de distância à 200 quilômetros da costa para carga geral, conteinerizável é um alvo sustentável.
Será que o governo tem um plano de aplicação mais efetiva dos impostos cobrados com toda a formalização que está por vir com o CTe? Será que vai construir mais estradas, na velocidade em que os chineses constroem estradas?
E a sociedade, vai produzir mais motoristas com a situação próxima de pleno emprego?
Sabemos que estamos longe das condições ideais de logística sustentável. Porém está ao alcance dos atores da logística nacional tratar de complementaridades que vão melhorar a rentabilidade no rodoviário e também da cabotagem.
Fonte: Portalodm