Sexta, 22 Novembro 2024

Na década de 90, muitos autores tentaram e se dedicaram a procurar uma definição do que seria realmente  considerado como processos. Scheer, no início da década seguinte, definiu como sendo “um processo e ponto final”, tendo como intenção encerrar a questão e avançar para outras questões que ele julgava mais importantes. Existem diversos conceitos e explicações, fazendo com que o termo “processo” seja interpretado de forma irrestrita.

De acordo com Zarifian, processos são uma “cooperação de atividades e recursos distintos voltados à realização de um objetivo global, orientado para o cliente final, que é comum ao processo e ao produto/serviço e que é repetida de maneira recorrente dentro da empresa”.

Hammer e Champy definem processos sendo um conjunto de atividades que juntas produzem um resultado de valor para um consumidor. Para esses autores, processos são os que as empresas fazem. Já para Davenport, um processo é “uma ordenação específica de atividades de trabalho através do tempo e do espaço, com um início, um fim e um conjunto claramente definido de entradas e saídas: uma estrutura para a ação”. Já Netto define um processo empresarial de forma bastante simplificada, como “simplesmente o modo como uma organização realiza seu trabalho – a série de atividades que executa para atingir um objetivo visando um cliente, seja interno ou externo. “

Dessa forma, pode-se concluir que os autores sempre convergem para a mesma resultante: processos é um conjunto de atividades que a organização exerce visando um cliente final. Ele possui diversas estruturas e complexidades, podendo ser grande e transfuncional, como ao gestão de pedidos, ou relativamente circunscrito, como o cadastro de pedidos, mas algo nunca muda: é uma das partes vitais da empresa para seu sucesso, principalmente pela sua estreita ligação com a satisfação do cliente e os custos da empresa para isso ocorrer.

 

Referências

PAIM, R.,CARDOSO, V., CAULLIRAUX, H., CLEMENTE, R. Gestão de Processos – Pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.


Veja também

Escola Virtual Portogente: Curso “Planejamento e Controle da Produção”;

Escola Virtual Portogente: Curso “Como tomar decisões e atingir objetivos”.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!