Roteirização se refere a uma atividade de programação e ordenamento de entregas, em geral realizados através de um software específico. Além disso, classifica-se como o processo de colocar um certo veículo em um circuito de viagem, composto por vários pontos de coleta ou entrega de cargas. Desta maneira, a oferta do veículo é compartilhada por um conjunto de demandas isoladas, que se tivessem que ser atendidas isoladamente, por meio de rotas diretas, gerariam ociosidade nos veículos ou baixa frequência de atendimento nos postos de demanda. Desde meados do século XX, abordagens matemáticas para o problema persistente da roteirização vem sido desenvolvidas. Uma das primordiais consistia em buscar um roteiro que cobrisse um número determinado de pontos com a menor distância possível e sem repetir nenhum dos pontos anteriormente visitados. Esta abordagem foi denominada de TSP (Traveling Salesman Problem). Outras duas teorias desenvolvidas são a do “Problema do Carteiro Chinês”, que permitia a repetição dos nós rotulados já visitados e a Milk Run, que incorporou as restrições de capacidade do veículo e janelas de entrega e de coleta no problema original.