No marketing, "mercado alvo" refere-se ao segmento do mercado que uma empresa identificou como contendo um grupo de clientes com necessidades similares aos quais ela deseja atender.

 

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Identificação do Mercado Alvo

 

O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade etc) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo. O mercado-alvo não é aquele que você gostaria: é aquele que pode consumir o seu produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo mas também quantitativo do mesmo. Para uma análise inicial procure responder às seguintes questões:

  • Qual o market-share (participação de mercado) dentre os principais concorrentes?
  • Qual o potencial de mercado?
  • O mercado encontra-se bem atendido?
  • Quais as oportunidades para o seu produto/serviço obter uma maior participação?

Um segmento de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum. Ao agrupar clientes semelhantes, você pode satisfazer suas necessidades específicas de forma mais eficaz. Quanto mais recursos e opções esses clientes demandam, mais razões você tem para dividi-los em grupos. A figura 6 apresenta uma forma esquemática de como definir o segmento de mercado para seu produto/serviço. Para isso, deve-se responder, basicamente, às seguintes perguntas:

  • Quem está comprando?
  • O que está comprando?
  • Por que está comprando?

 

(Fonte: Portal de Planos de Negócio)

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