Sábado, 23 Novembro 2024

A palavra Kaizen vem a ser: Kai = modificar e zen = para melhorar, ou seja, modificar para melhorar ou melhoria contínua da qualidade e a redução dos custos resultando em maior lucratividade. É a denominação japonesa para o processo de contínuo melhoramento dos níveis de qualidade de uma organização. O objetivo ideal deste processo é atingir defeito zero. É, portanto, um processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.

Conceitos Gerais
É a expressão utilizada para definir o modelo japonês de gestão da qualidade e que significa melhoria contínua dos processos produtivos.

Representa, portanto, o principal princípio da Gestão da Qualidade Total (GQT ou TQM). de acordo com a TQM, apesar de dever ser conduzida pelo topo da hierarquia da organização, a melhoria contínua dos processos apenas poderá ter sucesso se existir o envolvimento e colaboração de todos os membros. O princípio base de Kaisen é, por este motivo, incentivar os colaboradores para, permanentemente, colocarem em questão os processos da organização afim de identificar áreas de potencial melhoria.

O Kaisen pode ser aplicado a todos os processos no interior da organização entre os quais o layont da linha de produção, as compras, os aprovisionamentos, os processos de controlo da qualidade, os processos de fabrico, o serviço ao cliente, entre muitos outros.

Origem Histórica
Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor e as críticas delas decorrentes para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática (exprimindo uma forte filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez também, uma filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.

O Sistema de produção Toyota, por exemplo, é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.

Uma analogia conhecida é a de uma história chamada "O Tesouro de Bresa", onde um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar. Depois, é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O processo de melhoria não deve acabar nunca, e os tesouros são conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem é mais importante que o destino.

Origem Conceitual
O conceito de Kaizen, idealizado por Masaaki Imai, diz respeito a atitudes de "bom senso" que exigem baixos investimentos. Em seu primeiro livro, editado em 1988 e publicado pelo IMAM, Imai comenta os conceitos de kaizen e os insere no contexto da Qualidade Total.

Já, em seu segundo livro, "Gemba Kaizen - Estratégias e técnicas do Kaisen no piso de fábrica", de 1996, e também publicado pelo IMAM, Imai traz 22 casos de aplicação prática do Kaisen, sendo uma delas de uma empresa brasileira, onde podemos notar a importância deste conceito para a Logística.

Kaisen é uma palavra japonesa, onde "Kai"significa Mudar e "Zen" significa Para Melhor. Porém, a tradução que expressa melhor o significado da filosofia é "Melhoria Contínua".

Em muitas organizações já se notam grandes esforços, ações e programas de Melhoria Contínua.

Kaizen e a Redução de Custos
Um dos principais resultados que se atinge com a Melhoria Contínua - Kaizen, é a redução de custos dos processos. Essas reduções de custos se conseguem através de uma análise do processo, de forma a pensar numa maneira de trabalhar mais inteligentemente.

Nos processos logísticos existem perdas como:

- Dificuldade em encontrar os materiais estocados, por deficiência no endereçamento;

- Contrafluxo de materiais;

- Longa distância entre a área de armazenagem e a área de utilização;

- Má localização dos itens. Os mais usados devem ter fácil acesso.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!