Tipo de ferramenta de análise gráfica utilizada para eliminar as flutuações nas cotações e volumes das ações, fazendo com que haja menos especulação durante a interpretação diária dos dados. A média móvel demonstra assim, de forma mais perceptível, o sentido da tendência de uma determinada ação, permitindo igualmente confirmar inversões de tendência. Calcula-se a média móvel, normalmente, com base nos preços de fechamento diários. A média móvel simples é obtida somando as cotações de um dado período de tempo (10, 20, 50, 100, 200 dias etc.) e dividindo essa adição pelo total de dias considerados no período. O conceito de móvel implica que periodicamente ocorra uma atualização das cotações, removendo a cotação mais antiga desse período e adicionando a mais recente, refazendo periodicamente o cálculo final. O valor da média móvel varia, portanto, todos os dias. Existem variações à média móvel simples: média móvel ponderada e média móvel exponencial. Estas fornecem mais relevo aos dados mais recentes da série, já que estes, teoricamente, são mais sensíveis aos acontecimentos mais recentes, e, portanto, mais relevantes durante a detecção de eventuais mudanças de tendência.
Veja Também
Conceitos Gerais e Cálculos
O uso de médias móveis na análise técnica é como jogar futebol ou ir ao cinema, nunca sai de moda. Mas, isso tem um motivo e ele é bastante simples: médias móveis são úteis. Existem diversos tipos de médias como aritmética (ou simples), exponencial, ponderada, Welles Wilder, etc. Nosso foco neste artigo estará nos dois primeiros tipos, visto que são os mais utilizados e produzem ótimos resultados.
Uma média, como o nome diz, mostra o valor médio de uma amostra de determinado dado. Uma média móvel aritmética (MMA) é uma extensão desse conceito, representando o valor médio, normalmente dos preços de fechamento, em um período de tempo.
MMA = V1 + V2 + ... +VN / N
Na fórmula acima, V representa os diferentes preços, enquanto que N é a janela de tempo sobre a qual se constrói a média. O parâmetro N é muito importante quando trabalhamos com médias móveis na análise gráfica, pois é a variável que iremos ajustar para obter melhores resultados. Modificando seu valor, a média irá responder mais ou menos rapidamente às variações de preços.
Mas, por que média móvel? A palavra móvel está presente pelo fato de que quando uma cotação entra no cálculo outra cotação sai. Por exemplo, se estamos usando uma média de 20 barras e surge uma nova cotação a última dessas 20 cotações é excluída do cálculo, enquanto que a mais recente entra. Assim, a média "movimenta-se" através do gráfico.
Abaixo temos a fórmula da média móvel exponencial (MME). Preço representa o fechamento do dia de hoje e MMEontem é o valor anterior da média móvel exponencial e K é uma variável dependente do período N como pode ser visto.
MME = Preço * K + MME ontem * (1 - K), onde K = 2 / N + 1
Ao contrário da média simples, na exponencial os dados mais novos possuem uma importância superior. Além disso, os valores mais antigos não são diretamente descartados quando passam a constar fora da janela de cálculo. Eles mantém uma participação no valor da média exponencial que vai ficando cada vez menor com o tempo.
Utilização das Médias Móveis
Existem indicadores chamados seguidores de tendências e as médias móveis pertencem a esta classe. Esses indicadores possuem uma inércia natural, ou seja, não foram projetados para apontar reversões rapidamente. Para sinalizar mudanças rápidas é aconselhável o uso de osciladores como IFR, estocástico e outros.
A primeira informação importante fornecida por uma média móvel é sua inclinação. Uma média móvel ascendente mostra um mercado comprador, enquanto que uma média descendente indica um mercado vendedor. Posicione-se de acordo com o que a média indica, pois ela tende a refletir de maneira adequada o comportamento dos investidores.
Por ser um indicador seguidor de tendência existe um momento no qual não devemos usar as médias móveis. Que momento é esse? O mercado seguidamente se coloca em acumulação, movendo-se lateralmente entre limites de preço. Nesses movimentos, a aplicação das médias só é possível em períodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considerável de obtenção de sinais errados, pois não há uma tendência definida a ser seguida.