Sexta, 19 Abril 2024

Extranet diz respeito a uma rede de conexões privadas, baseada na internet, utilizada entre departamentos de uma empresa ou parceiros externos, na cadeia de abastecimento, trocando informações sobre compras, vendas, fabricação, distribuição, contabilidade entre outros.  A Extranet de uma empresa é, portanto, a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet se dá na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

 

Veja Também

 

Conceitos Gerais

 

Quando  se necessita disponibilizar informações corporativas que não são de domínio público a clientes e parceiros seletos, não é mais função da Intranet. O outro conceito tecnológico é “Extranet”. Este novo fenômeno que veio da evolução Internet/Intranet surgiu como meio que permite que as companhias troquem informações. É a parte da Intranet que os clientes e fornecedores podem acessar. Na essência, o conceito encerra a idéia de estender a Intranet, por meio de links extras, para acesso de parceiros de negócios, sejam clientes, revendas, distribuidores, fornecedores ou prestadores de serviços. Os clientes e estes parceiros de negócios tem acesso a tais informações (geralmente armazenadas em bancos de dados criados especialmente para esse fim) através de login e senha, e suas visitas são registradas e acompanhadas pelo servidor. A segurança para a transmissão de informações sigilosas, como o número do cartão de crédito, por exemplo, também tem que ser garantida.

 

Extranet X Intranet

 

Um sistema de intranet em uma empresa pode ser responsável pela agilidade de comunicação entre seus funcionários, garantindo coerência nessas informações, com total segurança. Esse sistema é acessado internamente, sem riscos de "pessoas não autorizadas" invadirem o sistema.
Já um sistema de extranet, garante a comunicação entre a empresa e o "mundo exterior", mas com restrições de acesso, podendo inclusive depender de uma categoria pré-estabelecida, como fornecedor ou funcionário (no caso de vendedores, por exemplo, que passam a maior parte do tempo fora da empresa).
Em resumo, estes dois sistemas em especial podem agilizar os processos rotineiros de sua empresa, garantindo o sucesso de seu negócio.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias