Nesta seçãoserão abordados os aspectos que envolvem o retorno dos produtos de pós-vendarumo aos centros produtivos e de negócios. Seja por meio do consumidor final oupela própria rede de distribuição. Segundo Leite (2003, p. 206), o retorno deprodutos ao centro produtivo ou de negócios, ou logística reversa de pós-venda,como pode ser chamada, é definida da seguinte maneira:
[...] específica área de atuação da logística reversa que se ocupa doplanejamento, da operação e do controle do fluxo físico e das informaçõeslogísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, quepor diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuiçãodireta, que constituem uma parte dos canais reversos pelos quais fluem essesprodutos.
Ainda segundo Leite (2003), ao contrário dos bens de pós-consumo, os bens depós-venda têm características que os diferem destes primeiros. São produtos quegeralmente apresentam pouco uso, ou muitas vezes nem foram utilizados. Os bensde pós-consumo são produtos que já tiveram sua vida útil esgotada, ou então, jánão têm mais serventia para o consumidor que fez a primeira aquisição.
Esses produtos retornam por vários motivos, sejam eles comerciais, por erro nomomento da emissão do pedido, garantia, defeitos de fabricação, de funcionamentoou até por danos causados no transporte (Leite, 2003).
Do ponto de vista estratégico a logística reversa de pós-venda tem por objetivoagregar valor ao produto, reinserindo-o na cadeia produtiva. Segundo LEITE, 2003e BALLOU, 2001 apud (OLIVEIRA e RAIMUNDINI, 2005, p. 3), “Os valores agregadossão, principalmente, de ordem econômica, ambiental, social, legal e de imagemcorporativa”.
A partir dos conceitos apresentados, pode-se entender que a logística reversa depós-venda tem por objetivo, viabilizar operacionalmente o retorno de produtosaos centros produtivos ou de negócios, agregando dentro desse processo, valoraos mesmos.
Logística Reversa de Pós-Venda
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