Para iniciar o processo de implantação da ISO 9001, em primeiro lugar deve-seestabelecer um cronograma no qual devem estar previstas todas as etapas, desde adefinição da política e objetivos da qualidade, bem como indicadores dosprocessos, até a data prevista para a certificação.
A NBR ISO 9001 obriga a empresaa descrever além do Manual da Qualidade, mais seis procedimentos obrigatórios.São eles:
· Controle de Documentos;
· Controle de Registros;
· Auditoria Interna;
· Controle de Produto NãoConforme;
· Ação Corretiva e
· Ação Preventiva
A forma de identificar aexigência na própria norma é quando está descrito "um procedimento documentadodeve ser estabelecido". Se a empresa desejar ou sentir necessidade, podeestabelecer documentos que assegurem o planejamento, a operação e o controle deseus processos.
As maiores dificuldades paraobter sucesso na implantação da ISO são: a falta de envolvimento da Direção e aresistência à documentação dos processos.
O envolvimento da Direção deveser estimulado desde o inicio. Deve ser demonstrada a importância da Direção naanálise critica do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) com a utilização deindicadores que mostrem realmente o desempenho da empresa. Aliás, a Direçãodeveria ser a maior interessada no processo.
Quanto à resistência emdocumentar os processos, esta existe em decorrência do medo de burocratizar aempresa e também pelo fato do conhecimento específico se tornar acessível atodos os interessados. Tem aquela sensação de tornar pública a sua tecnologia.
(Fonte: Trabalho de Gestão deQualidade - FATEC-BS - Logística 2º Ciclo 2006 - Bruno Pacheco e membros dogrupo)