Tecnicamente, a consolidação de cargasconsiste no agrupamento, por um agente de cargas, de vários embarques, de ummesmo embarcador ou de diversos, para um mesmo destino, final ou pararedistribuição, com o intuito de beneficiar, pelo agrupamento, com o menor níveltarifário aplicável para o peso total do despacho.
Ou seja, como as tarifas aéreas existem emníveis cujos valores diminuem à medida que o peso aumenta, quanto maior o pesoagrupado menor será a tarifa por kilograma a cobrar.
A consolidação somente pode ser feitaentre agentes.
O destino final do MAWB pode ser diferentedo destino final do HAWB, a fim de permitir agrupamento de cargas em rotasprincipais cuja redução de preço beneficiará apesar dos custos adicionais dere-despacho.
Atualmente, a consolidação tem outrascomponentes que alteraram sua concepção técnica original: veja você que umatarifa de frete para ser estabelecida implica na definição de custos para suarealização. Estes custos são:
Custo de pessoal habilitado para venda,aceitação e emissão de documentos de carga;
Custo de controle e administração dacarga (reserva e sistemas de controles de embarque, transferência, contábil efinanceiro);
Custo de comunicação;
Custo de manuseio e preparação deembarque;
Custo de taxas e tarifas aeroportuárias;
Custo de seguro;
Custo de transporte aéreo:
Custo de pessoal habilitado pararecebimento e conferência de documentação e processamento burocrático;
Custo de investimento em amortização,manutenção e reserva para renovação de equipamentos e frota;
Custo de remuneração de agente;
Lucro da operação.
Claro, aqui dissecamos exageradamente acomposição de um frete. Mas imaginemos o espaço em computadores que ocupammilhões de embarques simultaneamente tratados, imagine o gasto emtelecomunicações que é gerado pela transmissão desses dados, todo o pessoal deterra envolvido nas diversas etapas de cada embarque (alfândegas, bancoscentrais, autoridades policiais, autoridades sanitárias), a fortuna que custamos aviões e sua manutenção. Aviação é uma indústria que gira capitaisbilionários, mas têm uma rentabilidade muito reduzida.
Assim, à medida que as companhias aéreaspodem se ocupar mais dedicadamente ao seu objetivo principal, que é operaraviões em vôos, escalas e manutenção, o custo dessa operação é otimizada.Reduzindo pessoal em níveis próximos a 50% em relação à década passada, ascompanhias aéreas ainda assim têm manuseado embarques aéreos que vêm crescendonesta década em ritmo de 8,6% ao ano, com uma projeção de 6,6% ao ano nospróximos 15 anos.
Esse feito tem contado com a transferênciaa terceiros de muitas dessas funções. Entre esses terceiros, está o agente decargas, com redução de tarefas para a companhia aérea que em muitos casos limitaseu trabalho a transportar a carga embarcada, desembarcá-la e ocupar seussistemas com o mínimo de informações sobre o despacho.
Graças a isto, e como incentivo aoaperfeiçoamento e fortalecimento de seus agentes, tarifas de frete cujos custoscomponentes são reduzidos, são negociadas. Com esta ferramenta em mãos, aconsolidação torna-se cada vez mais utilizada, chegando a um volume de 92% dascargas transportadas hoje pelas 5 maiores companhias americanas.