O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) se reuniu, no dia 17 de setembro último, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo, para discutir a viabilidade e o andamento das obras da rodovia Régis Bittencourt, a BR 116, que liga São Paulo (SP) a Curitiba (PR), e a reativação da ferrovia Santos-Cajati, que liga o Vale do Ribeira ao Porto de Santos.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) lança o "BTP Para Todos", programa de inclusão social que tem como objetivo estimular o exercício de cidadania e integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, principalmente na região da Baixada Santista.
A Localfrio foi confirmada ganhadora de licitação de terminal alfandegado, feita pela divisão Bayer CropScience, para operar cargas de importação no Porto de Santos. Após intensas negociações e participação no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) aberto, a empresa venceu a concorrência e foi escolhida pela multinacional alemã, que é uma das líderes mundiais no segmento de ciências agrícolas, por conta da melhor relação de custo e qualidade com o cliente. Com o novo acordo, que vale até meados de 2017, a estimativa mensal para movimentação de mercadorias em seu valor de importação é de R$ 40 milhões, representando um volume total de cerca de 60% das importações da Bayer CropScience (divisão Agro da Bayer) na margem esquerda do Porto de Santos.Grande parte da carga movimentada é de insumos para a produção de defensivos agrícolas, que chegarão de países como Estados Unidos, Colômbia e parte da Europa para abastecer os Estados de São Paulo e Paraná, além de boa parte da região Centro-Oeste do Brasil. Segundo o diretor comercial da Localfrio, Eduardo Razuck, o know-how com este tipo de produto foi preponderante para que a Bayer escolhesse a Localfrio como parceira. “A estrutura e expertise da Localfrio no nicho de produtos químicos e, logicamente, uma condição comercial condizente com as bases do BID foram aspectos decisivos na escolha da nossa empresa”, explica. Além dos conhecimentos somados e o alto valor agregado das cargas movimentadas no setor, que também são um estímulo à parte, Eduardo Razuck credita ao desenvolvimento do setor farmacêutico, agro business e científico como responsável pelo sucesso da empresa, mesmo num momento de dificuldade econômica. “A perspectiva de crescimento destes segmentos segue na contramão de parte da economia no país, que está em retração. Para se ter uma ideia, a previsão de crescimento do segmento farma é de 13% para este ano”, afirma o diretor comercial da Localfrio, inteirando a satisfação de a empresa se tornar parceria de uma multinacional presente em mais de 120 países e com cerca de 17.800 colaboradores. “Isso representa um ganho institucional no mercado muito forte”, conclui.
As exportações de produtos industrializados puxaram para cima o desempenho da balança comercial na segunda semana de setembro, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A TAM será a primeira companhia aérea das Américas a voar com o A350 XWB e a quarta a operar o modelo no mundo. O Grupo LATAM Airlines, criado a partir da associação entre as companhias LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, já encomendou 27 modelos A350-900. A TAM irá realizar voos com o A350 XWB, a partir de janeiro de 2016, entre São Paulo e Manaus. Na sequência, as operações internacionais nas rotas São Paulo – Miami e São Paulo – Madri também contarão com o equipamento. A aeronave da TAM terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business. O A350 XWB é o mais novo membro da linha de produção widebody líder de mercado da Airbus. A versão A350-900, com capacidade para até 325 passageiros em cabine configurada para três classes, pode voar até 7.600 milhas náuticas (ou 14.07 mil quilômetros). O modelo apresenta um design aerodinâmico de última geração, fuselagem e asas em fibra de carbono, além dos novos motores eficientes em consumo de combustível, Rolls-Royce Trent XWB. Juntas, essas tecnologias oferecem um nível incomparável de eficiência operacional, com redução de 25 por cento em queima de combustível e emissões, e um custo de manutenção significativamente menor. Para os passageiros, o A350 XWB traz um novo nível de conforto a bordo, com mais espaço individual em todas as classes. Na classe executiva, as companhias aéreas podem instalar os mais luxuosos assentos totalmente reclináveis, enquanto a sua fuselagem extralarga permite uma configuração de nove assentos por fileira, com 18 polegadas de largura, na classe econômica. A aeronave também conta com janelas panorâmicas mais largas, maiores compartimento de bagagens e um novo sistema de ar-condicionado que não gera correntes de ar, assim como sistemas de entretenimento de bordo e conectividade de última geração. No fim de agosto de 2015, o A350 XWB já havia recebido 782 encomendas firmes de 40 clientes em todo o mundo.