Transporte / Logística

A movimentação do setor portuário brasileiro cresceu 4% em 2014 ante 2013, quando foram movimentados 929 milhões de toneladas. O Brasil movimentou no ano passado, por via marítima, um total de 969 milhões de toneladas de cargas, das quais 349 milhões de toneladas em portos organizados e 620 milhões em terminais de uso privado (TUP). Os números são do Anuário Estatístico Aquaviário, divulgado, nesta semana, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Em meio aos estragos causados pelos bloqueios dos caminhoneiros nas estradas, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, está otimista quanto a liberação gradual do fluxo de veículos que não aderiram ao movimento.

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O mercado de condomínios logísticos de alto padrão fechou o ano de 2014 de forma estável, em relação ao quarto trimestre. Segundo dados da Colliers International Brasil, consultoria de soluções imobiliárias do País, o setor terminou o ano com uma absorção líquida de 1.001 milhão m², número um pouco abaixo do que foi registrado em 2013, que foi de 1.107 milhão m². Para o Ceo da consultora, Ricardo Betancourt, diante da instabilidade econômica vivida em 2014, os resultados devem ser considerados positivos. “Nossa expectativa é que 2015 nos leve a índices ainda melhores”, afirma.

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Os cursos de treinamento e atualização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em diversos setores das atividades aeroportuárias capacitaram, em 2014, 118,2 mil profissionais do setor no Brasil, com investimentos da ordem de R$ 12,96 milhões. Os treinamentos têm o objetivo de ampliar e atualizar os conhecimentos operacionais, administrativos e de atendimento dos funcionários da comunidade aeroportuária, buscando também transmitir o conhecimento e a experiência adquiridos pelo corpo técnico da empresa, que é referência na capacitação de profissionais destinados às atividades aeroportuárias em seus mais de 40 anos de operação.

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O Ministério dos Transportes prorrogou o prazo final para elaboração e apresentação dos estudos técnicos complementares de seis trechos ferroviários e de dois rodoviários para futuras concessões, previstas no Programa de Investimentos em Logística (PIL), a pedido das empresas autorizadas a elaborar as análises. A decisão foi publicada no dia 19 de fevereiro último.

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