Quinta, 18 Abril 2024


Um navio carregado de metanol, de bandeira chilena, explodiu na noite desta segunda-feira (15) e afundou no porto de Paranaguá (PR). A explosão ocorreu no píer da Cattalini, empresa curitibana de transporte de cargas líquidas a granel, onde o navio Vicuña, do armador Sociedad Naviera Ultragas, estava atracado, ao lado do terminal marítimo da Petrobras.

Nota oficial da da Assessoria de Imprensa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) afirma que o navio contava com 28 tripulantes, sendo que quatro deles morreram na explosão, que ocorreu por volta das 19h45. O superintendente da APPA, Eduardo Requião, ressalta que o Cais Comercial, situado independente do Píer de Inflamáveis, onde aconteceu o acidente, está operando normalmente. Distante a cerca de um quilômetro do píer da Cattalini, o Cais Comercial teve suas atividades paralisadas, por medida de precaução, apenas por algumas horas após o acidente, voltando a operar no início da manhã desta terça-feira (16).

O porto de Paranaguá é um dos principais corredores de escoamento da produção nacional de grãos, como a soja, e de carnes. A Catallini atua no transporte de cargas líquidas a granel para clientes dos setores de química, farmacêutica, combustíveis, petróleo, alimentos, entre outros.

Ainda segundo a nota, foi disponibilizado, por recomendação do governador Roberto Requião, reforço policial e do Corpo de Bombeiros. A medida foi adotada para evitar também qualquer acidente com o grande número de populares que se concentrava na festa da Igreja do Rocio, onde se comemorava o Dia da Padroeira do Paraná.

Na nota, Requião destacou a solidariedade que reuniu todas as áreas ligadas à Marinha Mercante e à comunidade de Paranaguá, que estiveram reunidos na Capitania dos Portos com o objetivo de tomarem todas as medidas para evitar a propagação dos danos ambientais ao ecossistema da Baía de Paranaguá, bem como a infra-estrutura portuária. O dirigente portuário agradeceu, ainda, os práticos da barra, os rebocadores, a Petrobrás, que está deslocando seus técnicos da Região Norte do Brasil para prestar ajuda no controle da situação.

Fonte: NetMarinha
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome