Quinta, 25 Abril 2024

Até 30 de junho os passageiros que chegam ao Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA) serão recebidos com apresentações de bumba meu boi, como parte do movimento “São João de Todos”, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) do Estado Maranhão, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

                                        Imagem

Leia também

Rotterdam celebra avanços e portos brasileiros insistem em erros primários

Aeroporto de São Luís dá oportunidade de negócios

O clima festivo está nas bandeirinhas coloridas, no som de pandeirões e nas matracas (que chegam pelas esteiras de bagagens, presenteando os viajantes). Mas a riqueza está nos personagens do folclore maranhense, como Cazumbá, Índia, Pai Francisco, Catirina e o famoso Boi, que compõem as cenas de dança.

Manifestação cultural junina, o bumba meu boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A tradição das apresentações surgiu no século XVIII e chegou a passar por perseguição política e policial, chegando a ser proibida entre 1861 e 1868.

O enredo do bumba meu boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que mata o boi de estimação do senhor da fazenda, com o intuito de saciar o desejo de sua esposa grávida, Catirina. Ao perceber a morte do boi, o senhor da fazenda convoca todos os pajés e curandeiras da região para ressuscitar o animal. Após os rituais de pajelança, o boi volta à vida e a comunidade festeja.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome