O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) completa 44 anos neste sábado (7/1). Inaugurado em janeiro de 1973, o terminal passou a ser administrado pela Infraero um ano depois, em 1974. Sua localização privilegiada, na Tríplice Fronteira - divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai - faz do aeroporto paranaense uma das principais portas de entrada de turistas no País.
De acordo com pesquisa da Embratur, Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o país. A cidade conta com riquezas naturais incomparáveis, como o Parque Nacional do Iguaçu, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Natural da Humanidade, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Outros motivos que mantêm a região entre as cinco mais visitadas do país são: a proximidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a cidade argentina de Puerto Iguazu - que oferece gastronomia refinada, cassinos - e, ainda, o comércio paraguaio. Juntos, tais fatores fazem com que a indústria do turismo seja a principal fonte de renda do município.
Para Joacir Araujo, superintendente do terminal, é neste cenário de desenvolvimento econômico e de turismo local que o Aeroporto das Cataratas se torna responsável pela maior parte da movimentação de pessoas que chega à cidade. “O terminal é peça fundamental para sustentar essa indústria, pois é a principal porta de entrada e saída da cidade”, aponta.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu conta com voos operados pelas companhias aéreas Gol Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que ligam a cidade paranaense a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru.