A greve nacional em defesa da lei que regulamente a profissão de motorista será o principal assunto de reunião, nesta sexta-feira (28/3), em São Paulo, com sindicalistas de todo o Brasil. O principal ponto da lei, segundo o presidente da Fttresp e do Sindicato dos Rodoviários de Santos, Valdir de Souza Pestana, é o da obrigatoriedade de descanso dos motoristas nas estradas.
Ele reclama que setores ligados ao agronegócio “querem descaracterizar a lei, colocando em risco milhares de vidas nas estradas, inclusive de motoristas amadores”. O sindicalista lembra que a lei abrange, além dos motoristas de caminhões, carretas e veículos de carga em geral, também os profissionais de transporte de passageiros em ônibus e similares.
Os dois eventos desta sexta-feira objetivam alertar os governos federal, estadual e municipais sobre a omissão do poder público em fiscalizar e aplicar da lei.
Entidades como o SOS Estradas e as centrais Força Sindical, NCST, UGT, CTB e CGTB também estarão presentes, além de representações nacionais de motoristas empregados e autônomos.