Quarta, 24 Abril 2024
1.500 km do oceano, no Rio Negro - um dos mais importantes afluentes do Amazonas. O porto de Chibatão faz parte da zona franca de Manaus, sendo um dos maiores portos privados da América Latina e ocupando uma área de milhão de metros quadrados e 40 mil TEUs de capacidade fixa. Assim como Manaus, o porto de Chibatão passou por uma ampliação significativa, graças ao desenvolvimento industrial da região. No entanto, mais uma vez seu moderno cais flutuante foi ampliado com o reforço de três guindastes Terex, adquiridos pela Tomiasi Logística Pesada.

Foto: Divulgação
Chibatao aEquipamento é descarregado no porto flutuante de Chibatão, no Rio Negro, na Amazônia

Cais flutuante
O porto de Chibatão possui a peculiaridade de que os navios que aportam para descarregamento ficam ancorados em um moderno cais flutuante com 450 m de comprimento. Esse cais consegue atender até quatro embarcações com calado entre 12 a 20 metros, sendo ligado à terra por uma ponte que é parcialmente flutuante e parcialmente apoiada por pilares. Esta é uma parte do motivo pelo qual a ampliação de uma pista da ponte mostrou-se um grande desafio.

"As instalações da Tomiasi encontram-se não muito distantes dali. Assim, para enviar os guindastes apenas os colocamos em uma barcaça, totalmente carregada. Foram apenas 40 minutos para embarcá-los e 1 hora para deixá-los prontos para o trabalho", disse Jander Roque, analista comercial da empresa. "A dificuldade estava no fato de que tínhamos que realizar uma elevação tripla com guindastes sobre barcaças".

"A carga de cada seção era de 320 t a 360 t. Nós temos um guindaste Terex sobre esteiras que poderia fazer o trabalho se estivesse em terra. Porém, nesse caso, para distribuir a carga em várias barcaças usamos 3 guindastes Terex Todo-terreno, sendo um AC 200-1, um AC 350/6 e um AC 500-2", acrescentou.

As secções da ponte também foram transportadas por barcaça e posicionadas próximas aos guindastes. Uma vez ali, a equipe de oito profissionais da Tomiasi (3 operadores, 4 auxiliares e 1 coordenador de elevação) procederam com o ajuste e elevação da carga.

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