Uma aposta dos líderes empresariais brasileiros no próximo ano para crescer é o investimento no mercado externo, 61% dos executivos confirmaram esse interesse. Para 44% dos CEOs, a concorrência de novos “entrantes” no mercado nacional é o principal risco que a sua companhia irá enfrentar em 2014. A busca pelo ganho de produtividade é uma tendência global. 59% dos entrevistados acreditam na garantia da eficiência de processos e redução de custos para geração de receita e, de acordo com a pesquisa, devem ter como aliado o investimento digital – 69% dos entrevistados acreditam que a contribuição digital irá melhorar a eficiência de suas operações e 61% dizem que irá incrementar a experiência dos seus clientes.
Foram entrevistados 1.041 líderes de empresas (C-level) de 20 países, entre eles o Brasil. Segundo os líderes globais que participaram da pesquisa, o Brasil deve seguir algumas estratégias de crescimento, que eles mesmos indicam:
· Globalmente, executivos citam Educação (30%), Novas tecnologias (29%) e Inovação (28%) como as principais questões que podem melhorar a competitividade dos países onde estão;
· 58% dos executivos tem a intenção de priorizar investimentos fora do seu mercado;
· 60% pretendem mudar o foco dos países do BRIC para ter rápido crescimento nos mercados emergentes;
· 68% tem a intenção de conduzir o crescimento por meio de novos produtos e serviços
· 65% dos entrevistados esperam que a sua força de trabalho cresça este ano, isso significa que eles contratarão mais; e
· 76% pretendem aumentar os investimentos em recrutamento, retenção, treinamento.