O Terminal Salineiro de Areia Branca, que é administrado pela Companhia Docas do RN (Codern), fechou o ano de 2013 com um saldo positivo no volume de sal embarcado. Em comparação com 2012, o Porto-Ilha conseguiu movimentar um volume 23% superior em 2013, o que se atribui, dentre outros fatores, a medidas administrativas da Companhia para acelerar as operações envolvendo embarque de sal.

Em 2012 o Terminal Salineiro fechou o ano com 997,296 toneladas de sal embarcado. Já em 2013, após fechamento do balanço anual, a gerência administrativa da Codern em Areia Branca constatou um volume significativamente superior ao do ano anterior, chegando à ordem de 1.227 milhão de toneladas de sal movimentado pelo Porto-Ilha, o que acrescenta 229.704 toneladas em relação à movimentação de 2012.

Foto: Codern

Além de abastecer o mercado interno, o Terminal envia sal a Nigéria, Camarões e Canadá

A circulação de navios também cresceu em relação ao ano retrasado. Enquanto em 2012 passaram 38 navios pelo Terminal Salineiro de Areia Branca, em 2013 atracaram no Porto-Ilha 45 navios para embarque de sal.

O ano passado foi marcado por um crescimento que não acontecia desde 2008, ano a partir do qual o Terminal experimentou sucessivas quedas na produção e exportação de sal para o mercado interno e externo. A entrada do sal chileno no país e as constantes chuvas verificadas nesse período contribuíram para o desempenho abaixo do esperado, o que foi revertido no resultado da produção de 2013, graças a uma série de medidas tomadas pela Companhia Docas do RN na intenção de retomar o crescimento e recuperação econômica do Porto Ilha.

“O ano de 2013 representou para a gente um ano de grandes vitórias, entre elas o aumento do volume de sal embarcado, do fluxo de navios de grande porte, acima de 40 mil toneladas, a chegada de novos clientes. Além disso, as perspectivas para este ano de 2014 é que tenhamos esses números ainda maiores”, destaca a gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca, Tássyla Talyne.

Ampliação
Uma das medidas tomadas pela administração do Porto-Ilha foi a ampliação do Terminal, iniciada em 2009 e finalizada em 2012. Na obra foram investidos R$ 278 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para ampliação da plataforma, do cais de atracação, da capacidade de carregamento e armazenamento e aquisição de equipamentos. “Com esses investimentos a gente teve uma ampliação e vai fazer com que a ilha funcione de maneira completa, trabalhando com todos os carregadores de barcaça e toda a estrutura do Terminal”, afirma Tassyla.

Antes da reforma o Porto possuía uma plataforma com capacidade para 100 mil toneladas de sal, valor que subiu para 150 mil após ampliação. Além disso, o cais de atracação, que antes media 167 metros, hoje possui uma extensão de 267 metros, o que possibilita a atracação de mais navios simultaneamente. Já a capacidade de carregamento da ilha, que era de 1500 t/h (toneladas por hora), passou a ser de 2500 t/h.

Em 2013, para complementar o que foi ampliado, a Codern ainda adquiriu uma pá mecânica de grande porte, um trator de esteira e uma nova usina de geração de energia. Para esse último equipamento funcionar de forma plena o Porto-Ilha está passando por processo de adequação de sua estrutura. Segundo Tássyla, “a usina deve estar em pleno funcionamento até março de 2014, permitindo o funcionamento total da ilha”.

As informações são da Codern.

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