Sexta, 19 Abril 2024
publicado originalmente pelo site MidiaNews

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) espera completar a frota de 40 carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) cuiabano até o final do mês de abril.

Em visita às quatro últimas composições que chegaram ao Porto Seco, no Distrito Industrial, no início dessa semana, o ecretário Maurício Guimarães firmou que o cronograma do Estado com a Mac Logistic – empresa responsável pelo translado dos carros da Espanha até Cuiabá – é de que as entregas ocorram de 15 em 15 dias. “Recebemos quatro carros hoje [quinta-feira, 2] e temos mais quatro sendo transportados em alto-mar. A programação é que a cada 15 dias nós recebamos quatro composições aqui no Porto Seco”, disse.

Cada carro do VLT é formado por sete vagões e separado em três módulos para transporte do Porto de Santos (SP) até a Capital. No caso dos últimos quatro carros, foram necessárias 12 carretas para a realização do translado.

Ao contrário do primeiro carro, que passou pelas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande antes de ser desembarcado no Centro de Manutenção e Controle do VLT – antiga Vila Militar, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon –, as novas composições devem seguir por uma rota diferente, após serem liberadas no Porto Seco.

“Daqui, os carros seguem pela [Rodovia dos] Imigrantes, entrando em Várzea Grande. A logística é um pouco mais tranquila porque não tem tantas vias públicas para transitar, mas também requer cuidado, que está sendo tomado”, disse Guimarães.

No Centro de Manutenção, os vagões são descarregados diretamente dobre os trilhos já implantados no local, onde passarão pelos primeiros testes. Esses trilhos são diferentes daqueles que serão usados na via permanente, cuja implantação ainda não foi iniciada.

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

O projeto prevê que o modal circule por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT também deverá contar com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

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