A associação Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (UPRJ) encaminhou várias denúncias e reclamações à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – leia aqui – e à Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) – leia aqui – sobre as operações da Libra Rio, do período de 2012 até outubro de 2013. Segundo a UPRJ, foram levantados pelos usuários 29 problemas do terminal, destes, aproximadamente 85% se relacionam à gestão. “Por mais que a melhora do terminal tenha sido considerável, não podemos nos esquecer de todos os problemas que os usuários exportadores e importadores e seus respectivos prestadores de serviço passaram.”
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Os usuários relatam o que passaram e como conseguiram reagir: “Historicamente, sem ao menos tentar, os usuários da Libra Rio sempre ficaram com os dois pés atrás na hora de fazer as suas denúncias, por puro medo de retaliação. Pois bem, denunciamos e o que verificamos foi algo bem diferente. Verificamos um terminal inclinado a fazer mudanças na forma de tratar os usuários. Verificamos um terminal, que sempre ignorou aquilo que pensavam seus clientes, chamando os usuários para debater melhorias.”
Foto: site Libra Terminais
Terminal da Libra no Rio de Janeiro recebe críticas de usuários
Contudo, ressalta a entidade, mesmo diante das melhoras do terminal, que ainda não são absolutas, vez que alguns problemas ainda persistem, o UPRJ não abre mão de que as sanções legais por todos os problemas que os usuários passaram junto ao terminal sejam devidamente aplicadas. Os usuários não querem a aplicação de multas, porque quem acabará pagando por isso serão eles mesmos. Mas querem que o terminal assine um termo de ajustamento de conduta capaz de garantir um nível mínimo de qualidade nas operações.