Domingo, 24 Novembro 2024
publicado originalmente em www.engenhariacivil.com

A Alstom - multinacional francesa de soluções energéticas e para transportes - concluiu a instalação da maior turbina eólica offshore do mundo em águas marítimas. Com uma capacidade de 6 MW, a turbina Haliade 150 foi instalada ao largo de Ostend, na Bélgica.

A Haliade 150 tem um rotor com amplitude de 150 metros e pás com 73.5 metros de comprimento. Segundo a Alstom, o equipamento é 15% mais eficiente do que as turbinas offshore até agora utilizadas. Cada uma das unidades de produção permitirá abastecer cerca de cinco mil habitações.

Fotos: Alstom

Transporte da turbina exigiu grande operação


Plataforma da companhia Fred Olsen Windcarrier

As enormes dimensões da turbina exigiram a construção de uma estrutura de suporte com características melhoradas. Assim, a estrutura metálica que suporta a torre eólica está assentada sobre estacas enterradas a uma profundidade superior a 60 metros no leito marítimo. Aquela estrutura metálica, com 61 metros de comprimento, suporta uma torre de 78 metros de altura, construída com três elementos tubulares metálicos pré-fabricados. A nacele fica localizada a uma altura superior a 100 metros em relação ao nível do mar. O peso total do equipamento e da estrutura de suporte é superior a 1.500 toneladas.

Além do incremento geométrico, a Haliade 150 é também inovadora ao nível do seu funcionamento interno. Assim, esta nova geração de turbinas teve uma redução significativa no número de partes móveis, o que se traduziu numa redução do desgaste mecânico e consequente aumento da durabilidade e diminuição dos custos de operação e manutenção.

A Haliade 150 utiliza também a tecnologia proprietária Pure Torque da Alstom, que protege o gerador de esforços mecânicos indesejados, desviando-os e redistribuindo-os pela torre.


Ângulo pouco usual mostra grandiosidade do equipamento


Uma série de turbinas instaladas na Bélgica

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!