Sexta, 26 Abril 2024

A ausência do ministro dos Transportes, César Borges, na abertura da InfraPortos, nesta terça-feira (22), em Santos, litoral de São Paulo, permitiu que os temas hidrovias e cabotagem ficassem supervalorizados. O ministro teria sido chamado de última hora para reunião com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Pedro Brito, presidente da Antaq, recebeu todos os holofotes, concentrando-se no programa de expansão da malha hidroviária do País. Segundo ele, de 130 pedidos de licença para operação de novos terminais portuários privados, 45 são de Estações de Transbordo de Cargas (ETCs).

Os processos estão em andamento. “No máximo, em 120 dias, as empresas estarão autorizadas a operar, desde que a documentação entregue esteja correta”, afirmou. Em sintonia com o chefe, à tarde, o superintendente de Navegação Interior da agência, Adalberto Takarski mostrou em números, que a cada dia novas empresas se interessam por operar no sistema hidrovário. Os investimentos oficiais neste modal, nos próximos onze anos, serão de R$ 17 bilhões.

Foto: Acervo Antaq

Imagem mostra estrutura para transporte líquido na Hidrovia Solimões-Amazonas

Em sua fala, Takarski procurou passar a importância em se desenvolver também a hidrovia. “Existe a expectativa de que entre 15 a 20 anos, o país passará a produzir 50% do alimento do mundo. É este o tamanho do desafio”. Dentre os projetos e planos logísticos em voga, ele mostrou em mapas, vias navegáveis que podem ser desenvolvidas, atingindo as grandes áreas de produção, criando saídas para o Norte e Nordeste. Com base em estudo, citou que cerca de 80 milhões de toneladas de grãos e matérias primas poderiam utilizar a hidrovia como forma de escoamento.

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, que representou César Borges, parecia ter ensaiado o mesmo roteiro. Fez exposição ultra rápida e mesmo veloz, não esqueceu de mostrar a importância da hidrovia e da conexão com a cabotagem. Nos projetos apresentados, as hidrovias seriam estendidas, aproximando-se ou interligando regiões portuárias, viabilizando operações de cabotagem ou de comércio exterior. A InfraPortos, feira e conferência de tecnologia e equipamentos prossegue até esta quinta-feira (24).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome