O foco dessas ações é a melhoria da qualidade do gasto público associada aos critérios de sustentabilidade, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência dos recursos utilizados. Entram no PLS iniciativas nas áreas de energia elétrica, água, reaproveitamento de papel, gerenciamento de frota de veículos e contratações públicas, por exemplo.
O documento estabelece metas e prazos para cada ação e os resultados serão publicados semestralmente no site do Ministério das Comunicações.
Foto: Akatu
Ministério implanta ações para diminuir ao máximo o desperdício
A elaboração e implementação dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) está prevista no art. 16 do Decreto n 7.746, de 5 de junho de 2012, que regulamentou o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Outro marco legal é a Instrução Normativa nº 10, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. A IN estabeleceu que cada órgão da administração pública federal deve elaborar o seu Plano de Logística Sustentável e necessariamente publicá-los em seus sites na internet, para acompanhamento irrestrito por parte da sociedade.
Conheça alguma das metas do Plano de Logística Sustentável 2013-2014
- Redução de 10% do consumo de papel e copo;
- Destinação de 12 toneladas de material reciclável (papel, plástico e metal) para a cooperativa parceira do MiniCom;
- Redução de 10% do consumo de energia elétrica;
- Redução em 10% dos gastos de telefonia, vigilância, manutenção predial, limpeza e apoio administrativo;
- Redução de 10% na quilometragem de uso da frota de veículos
- Redução de 5% do consumo de água
- Promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho
Clique aqui para ver na íntegra o Plano de Gestão de Logística Sustentável 2013-2014.