As rodovias federais em pior estado de conservação, especialmente aquelas que atendem ao escoamento do agronegócio, ganharam prioridade do Governo Federal para estar entre os próximos leilões de concessão à iniciativa privada.
A maior parte delas corta Minas Gerais, considerado por pesquisas da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) o estado com pior índice de conservação de estradas e campeão de acidentes automobilísticos.
Foto: Alex de Jesus/Agência Estado
Rodovias de Minas têm muitos problemas estruturais
O ministro dos Transportes, César Borges, sinalizou que o recho que engloba as BRs 060-153-262, de Betim, em Minas Gerais, até Goiás, deve ser o próximo a ser colocado em leilão. Na sequência devem ser colocadas ao mercado a BR-163 (MT) e a BR-040 (Juiz Fora a Brasília).
Segundo ele, a ordem dos leilões será definida ouvindo o mercado, especialmente o do agronegócio nacional. "Vamos procurar colocar para o mercado aquilo que for mais atrativo. Temos que ser realistas. Não estamos trabalhando com exclusão de trechos, mas com a redefinição de prioridades a serem colocadas nos leilões".