Quinta, 25 Abril 2024
Depois de 21 meses de seu darmático naufrágio, o navio de cruzeiro Costa Concordia volta a chamar atenção em todo o mundo com o início, nesta segunda-feira (16), da megaoperação para endireitar a embarcação. Em operação sem precedentes na história, 500 pessoas e diversas plataformas atuarão para efetuar a rotação do navio em 65 graus, permitindo que ele possa voltar a navegar e ser finalmente desmontado.

Foto: http://files.newsnetz.ch

Dezenas de equipamentos serão utilizados na grande operação

O acidente com o Costa Concordia matou 32 pessoas. A expectativa pelo início da operação levou mais de 500 jornalistas, procedentes de todo o mundo, Ilha de Giglio, na Itália, local da tragédia. A operação será realizada pela sociedade americana Titan Salvage e pela italiana Micoperi.

A operação de "parbuckling" é muito delicada pois há partes do navio que precisam ser compensadas para evitar a deformação ou rompimento do casco. Quando estiver na posição vertical, a embarcação receberá quinze novas boias estabilizadoras, iguais as já instaladas na parte esquerda do casco.

Entretanto, o comissário extraordinário para a emergência do Costa Concordia e chefe da Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, assegurou que tudo correrá bem e que a prioridade após endireitar o cruzeiro será a busca dos dois corpos que ainda não foram recuperados, a passageira Maria Grazia Trecarichi e o membro da tripulação Russel Rebelli.

Quando o cruzeiro estiver na posição vertical se passará para a fase seguinte com a instalação de 15 novas boias estabilizadoras, iguais as já instaladas na parte esquerda do casco.

Com informações dos portais Terra e Exame.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome