Sexta, 19 Abril 2024
O excesso de velocidade é o fator que mais causa acidentes fatais nas rodovias brasileiras. Embora, em geral, não seja apenas um fator que gera as ocorrências, a maior parte dos estudos encomendados pelo Governo Federal sugere que um terço das colisões que resultam em morte acontecem a partir de velocidade acima do recomendado no trecho onde o acidente foi ocasionado. Mesmo diante desse quadro, a fiscalização ao excesso de velocidade nas rodovias brasileiras é muito precário.

Foto: PRF

Colisões ocasionadas por execesso de velocidade geralmente resultam em tragédia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alega não ter contingente nem equipamentos para exercer rigorosa fiscalização no extenso território nacional. Estudos trazem evidências diretas que, dirigir apenas 5Km/h acima da média em áreas urbanas de 60Km/h e 10Km/h acima da média em áreas rurais é suficiente para dobrar o risco de um acidente.

A PRF tem feito alguma ações para identificar áreas de risco e inibir que os motoristas brasileiros corram demais nas estradas. Na última segunda-feira, por exemplo, a PRF registrou 5.039 imagens de veículos transitando em excesso de velocidade nas rodovias federais do estado de Santa Catarina. Apenas no km 220 da BR-116, em Correia Pinto, a PRF registrou 354 infrações por excesso de velocidade, durante três horas de fiscalização, em um trecho onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.

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