Quinta, 18 Abril 2024
A alta do dólar poderá reduzir o volume de recursos externos para o Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal. A migração de capitais para os Estados Unidos e outros destinos considerados seguros - consequência da possibilidade de mudança da política monetária norte-americana - reduz a atratividade de um programa que já era criticado pelos empresários e oposição devido ao excesso de intervencionismo e por ser oferecido por um país que tem crescido pouco.

"Não virá tanto investimento externo quanto eles (o governo) esperam", diz o professor Evaido Alves, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Não acho que haverá leilões vazios, mas a concorrência não será acirrada." "Para trazer dólares lá de fora, será preciso oferecer taxas internas de retorno maiores para os empreendimentos e aumentar a estabilidade jurídica e administrativa nos processos de concessão", díz o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral. Ele acha que abaixa rentabilidade oferecida oelos empreendimentos, somada a um ambiente político desfavorável as concessões por causa das manifestações recentes, "chacoalham" o interesse do investidor externo.

Foto: Arquivo

Gargalos logísticos tornam repetitivas as filas de caminhões no acesso aos portos

A pouca atratividade para o capital externo é um problema considerável, já que o governo conta com ele para financiar uma parte considerável do programa. A maior parte poderá vir do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O governo já indicou a potenciais investidores em ferrovias que o banco está preparado para financiar todo o investimento.

O mesmo vale para as rodovias. No caso dos aeroportos, é exigida a presença de um sócio externo, e nesse caso o governo espera que ele já venha com o seu planejamento financeiro estruturado.

Quanto menos dinheiro vier de fora, mais sobrecarregado ficará o banco oficial. "E haja orçamento para sustentar isso", observa um executivo que esteve na semana passada em Brasília para discutir o programa.

As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome