Quinta, 28 Março 2024

A Companhia Docas da Bahia (Codeba) quer obter até 2012 as licenças ambientais para os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus operarem em conformidade com a legislação ambiental brasileira. Segundo o presidente da estatal, José Rebouças, além da obtenção da licença, o objetivo da Codeba é manter uma equipe interna preparada para lidar com gestão ambiental, saúde ambiental e segurança do trabalho.

* Mudanças ambientais nos portos demandam medidas urgentes
* Gestão ambiental portuária: ônus ou oportunidade

Para isso, será elaborado um Plano de Compensação Ambiental (PCA), fruto de uma parceria assinada no final de 2010 entre a Secretaria de Portos (SEP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Os portos baianos são os primeiros a começar os estudos, sendo que cada um deles levará seis meses. O objetivo é atender logo as exigências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão responsável pela regularização ambiental dos portos”.

A maior parte dos 34 portos públicos do País não tem licença ambiental para operar, pois foram instalados muito antes da lei que regulamenta o assunto, surgida na década de 1990. Contudo, isso tem gerado alguns problemas, como até a interdição de alguns desses portos, como os casos recentes de Santos (São Paulo) e Paranaguá (Paraná).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Codeba, Itamar Trindade, para resolver o problema da falta de licença ambiental nos portos públicos, o Governo Federal publicará um decreto que definirá procedimentos para obtenção das licenças ambientais e cumprimento de condicionantes, de forma a não interromper as atividades de cada porto.

“Os portos e terminais já em operação, que não contam com licença, terão 120 dias para firmar compromisso com o órgão do meio ambiente e apresentar, em até 720 dias, um relatório de controle ambiental que balizará a regularização, e a consequente emissão da licença”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome