Como parte das comemorações dos 126 anos do Porto de Santos, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou, no último dia 2 de fevereiro, da entrega da obra de recuperação e reforço estrutural do cais localizado entre os armazéns 12-A e 23 que conta com uma extensão de 1,7 mil metros, no Porto Santista.
>> Confira vídeo sobre o porto aqui
A obra faz parte do portfólio do Programa Agora, é Avançar e teve investimento, por parte do governo federal, de R$ 229 milhões. Os serviços foram realizados pelo Consórcio Andrade Gutierrez – OAS – Brasfond - Novatecna.
A obra vai permitir o aprofundamento dos berços de atracação naquele trecho, adequando para a profundidade do canal de navegação, que foi dragado para 15 metros em 2012. O trabalho realizado contou com o reforço nas estruturas, com injeção de concreto na base do cais e perfis metálicos, além da recuperação de estacas e lajes eventualmente avariadas.
Para Quintella, com a conclusão dos serviços, os berços de atracação poderão ser dragados, permitindo a chegada de navios maiores, dando ganho de escala e produtividade para os terminais que atuam no maior Porto da América Latina. “A obra vai beneficiar movimentadores de carga geral, produtos químicos, grãos e também exportadores de açúcar, onde o Porto é líder mundial de exportação desta commodity”, explicou o ministro.
O empreendimento foi realizado em duas etapas: recuperação estrutural da laje existente e a execução de cerca de 60 mil metros de colunas de jet-grouting (instalação de colunas de cimento, executadas por perfuração, jateamento e desagregação do solo com calda de cimento a altas velocidades e sob alta pressão.