Sexta, 19 Abril 2024

A Capitania dos Portos de São Paulo lançou, nesta terça-feira (23/01), o livro "Os 170 anos da Capitania dos Portos de São Paulo", contando sua trajetória nos seus quase dois séculos de existência. A edição, preparada pelo jornalista José Carlos Silvares, é iniciativa do capitão dos portos de São Paulo José Pinheiro de Carvalho. O evento ocorreu na Pinacoteca Benedicto Calixto, com a presença de autoridades e empresários portuários do Porto de Santos.

A edição contém depoimentos de autoridades, entre as quais o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva. O presidente da Autoridade Portuária enfatiza em sua mensagem que a Capitania, desde o seu estabelecimento há 170 anos, vem "registrando exemplos de competência e liderança, constituindo-se em fonte permanente de inspiração para todos nós".

Para ele, a história do órgão revela uma profícua parceria com a Autoridade Portuária, visando a segurança da navegação no Porto de Santos, que envolve a definição dos calados operacionais do canal de navegação e dos berços de atracação, questão estratégica para a competitividade do complexo portuário. "A capacitação dos trabalhadores portuários e aquaviários é outra de suas relevantes atribuições, dentro do Programa de Ensino Profissional Marítimo, para que as atividades sejam exercidas com eficiência", explica o presidente.

Alex Oliva lembra, ainda, que a atuação abrangente da Capitania é intensificada pela demanda do Porto de Santos, que se destaca como o maior da América Latina. "Esse fator foi determinante para a transferência de sua sede para a área do Porto Organizado. Hoje, a Capitania dos Portos de São Paulo conta com um cais próprio, fruto de parceria viabilizada por meio de instrumento jurídico assinado com a Companhia Docas do Estado de São Paulo, adequado para receber navios da Marinha do Brasil", afirma.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome