Terça, 23 Abril 2024

No último mês de outubro, o Porto do Rio de Janeiro alcançou um crescimento de 12,5% na movimentação de cargas, em relação ao mesmo período do ano passado. Do total movimentado, os produtos que mais se destacaram foram os granéis sólidos e líquidos, que tiveram alta de 48% e 149%, respectivamente.

Em relação ao mesmo período de 2016, no acumulado de janeiro a outubro de 2017, os granéis líquidos apresentaram uma movimentação positiva de 15%. O item mais transportado dessa categoria foi o álcool e seus derivados. Os granéis sólidos registraram uma ampliação de movimentação na ordem de 5,5%. O destaque foi o ferro gusa, que teve alta de aproximadamente 285 mil toneladas, representando um acréscimo de 80% no embarque do produto.

A perspectiva para 2018 é de que haja um aumento de mais de 40% na movimentação das cargas conteinerizadas. A previsão otimista é consequência da conclusão das obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro, onde foram dragados mais de 2,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o que proporcionou o alargamento, entre 168 e 300 metros, do canal de acesso, o aumento do calado para 14,3m (com maré) e a ampliação dos berços e da bacia de evolução.

A obra deu condições para que o Porto do Rio de Janeiro tenha condições de receber navios de até 349 metros de LOA (comprimento) e 48,5 metros de boca (largura), que têm capacidade total de aproximadamente 10.000 TEUs.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome