Sexta, 19 Abril 2024

As estudantes Yasmin Ribeiro e Flávia Andreyna, ambas de 17 anos, viveram, por um dia, o papel de diretora de Operações e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A ocupação simbólica de cargos de alta gestão é uma das ações da campanha meninas ocupam, realizada em prefeituras, secretarias e empresas do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o potencial das meninas e assegurem o pleno exercício de seus direitos.

Yasmin e Flávia participam do Projeto Escola de Lideranças, desenvolvido no Maranhão pela Plan International Brasil, organização não governamental britânica que atua em 71 países. As meninas foram recebidas pelo presidente da EMAP, Ted Lago, e pelos diretores de Operação, José Antônio Magalhães, e de Administração e Finanças da EMAP, Danielle Nunes. Elas foram acompanhadas pela educadora social da Unidade da Plan International Brasil de São Luís, Letícia Verde. “Nós estamos aqui para mostrar o compromisso desse projeto de empoderamento e para que todas as meninas saibam que podem ocupar cargos de liderança”, afirmou Flávia Andreyna.

“Apresentamos o Porto do Itaqui, que é um vetor importante para o desenvolvimento do Maranhão e mostramos a elas que é possível, sim, uma mulher ocupar um cargo de gestão dentro de um mundo tão masculino e tão competitivo. Nós, mulheres, temos qualidades que muitos homens ainda não desenvolveram. Yasmin e Flávia puderam conhecer nossos resultados, a legislação que norteia a nossa atuação, como nós funcionamos e de onde vêm as receitas do porto”, afirmou a diretora de Administração e Finanças, Danielle Nunes.

O presidente da Emap, Ted Lago, destacou a importância da ação. “É uma grande alegria receber esse projeto pela segunda vez, com a presença das meninas, que vêm conhecer as atividades da empresa, a agenda do presidente, compreendendo as nossas responsabilidades e não só os nossos resultados, mas também as pessoas que fazem parte da empresa. É uma excelente experiência para marcar o lugar das jovens mulheres no mercado de trabalho dentro de uma perspectiva de protagonismo juvenil. Esperamos que elas possam tirar o máximo de proveito dessa experiência”, disse.

Mesmo sendo uma empresa do setor portuário, área onde historicamente predomina o trabalho masculino, a EMAP apresentou à presidenta por um dia uma realidade em transformação. Dos 222 cargos ocupados na empresa, 77 são exercidos por mulheres, o que representa 34% do total.

A área campeã em números de ocupação feminina é a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, com as três gerências lideradas por mulheres e cerca de 90% dos cargos também ocupados por elas. Na Engenharia, de três gerências, uma é comandada por uma mulher e no total, pelo menos 35% dos cargos são ocupados por elas. O desafio em ocupação feminina é a área de Operações, onde o percentual é mais baixo. No entanto, na Diretoria de Administração e Finanças, espinha dorsal da empresa, o comando geral e duas das três gerências estão nas mãos de mulheres.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome