Quinta, 28 Março 2024

Após cinco anos, a obra de dragagem e derrocagem (retirada de rochas) do Canal de acesso ao Porto de Vitória foi entregue no dia 2 de outubro último em uma solenidade no Cais do Porto de Vitória (ES). As novas profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra garantirão o acesso de navios maiores, que irão representar um aumento de 30% na movimentação de carga no Porto capixaba.

Atualmente são movimentados seis milhões de toneladas no Porto de Vitória agora, com a possibilidade de receber navios maiores, o número pode chegar a oito milhões de toneladas.
Com a nova profundidade, vamos dobrar a capacidade do porto de receber navios maiores e isso vai contribuir para o crescimento econômico do Estado. "Só na expectativa da conclusão da obra conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos”, comemorou Luis Cláudio Montenegro, presidente da CODESA.

A obra durou cinco anos. Por necessidade de ajustes contratuais entre o governo federal e o Consórcio, a dragagem foi paralisada em no início de 2015 e retomada no primeiro semestre de 2016. Foram dragados quase dois milhões de metros cúbicos de sedimentos e derrocados mais de 110 mil metros cúbicos de pedras. Foram R$ 118,6 milhões em investimentos no Porto Capixaba.

A batimetria do canal e dos berços (medição da profundidade) já foi homologada pela Marinha do Brasil e a documentação enviada à Capitania dos Portos. Após essa etapa, a Marinha vai fazer a avaliação dos últimos resultados e a previsão da autorização será dada pela autoridade portuária até o fim do mês de outubro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome