Aos poucos o berço 03 do Porto de Itajaí (SC) vai tomando sua forma final construtiva. Nesta semana estão sendo finalizadas as etapas de concretagem dos paramentos onde serão fixados as defensas e os cabeços de amarração dos navios. Em Paralelo segue também a execução dos testes de perfuração e fragmentação das interferências submersas, de grande complexidade, provenientes das estruturas dos antigos berços 03 e 04 que ruíram nas enchentes de 1983 e 1984, cuja metodologia terá sua produtividade e exequibilidade aferida.

Ambos os serviços de mão de obra já estão contratados e estão sendo executados pela Serveng Engenharia e Veríssimo Serviços de Fundações e Engenharia, empresa esta sub-contratada pela Serveng para os trabalhos de cravação e perfuração de interferências submersas no berço 04. Atualmente no canteiro de obras 68 (sessenta e oito) trabalhadores estão atuando diariamente para que as obras sejam entregues dentro de seu cronograma previsto para novembro deste ano (berço 03) e berço 04 até maio de 2018.

De acordo com informações da Diretoria Técnica da Superintendência do Porto de Itajaí e Gerência de Engenharia, os principais equipamentos utilizados atualmente na obra são: 01 guindaste com capacidade de 70 toneladas, 01 guindaste com capacidade de 275 toneladas, 01 cavalo mecânico com prancha, 02 caminhões Munck com capacidade de 08 toneladas, 01 Perfuratriz hidráulica SR-55, 02 balsas e 01 rebocador.

“Trata-se de uma obra portuária, porém complexa devido ao surgimento das lajes submersas encontradas a mais de 20 metros de profundidade e que não conseguiram ser removidas. Temos agora a alternativa de perfurar estas lajes para que as camisas metálicas (equipamento de proteção utilizado para perfuração de interferência submersa) ultrapassem esse obstáculo”, destacou André Pimentel, Diretor Técnico da Superintendência do Porto de Itajaí.

O berço 03 tem em sua margem 210 metros de comprimento e o berço 04 segue um traçado retilíneo de 280 metros, totalizando 490 metros de cais. Hoje na margem direita do Porto de Itajaí somente o berço 02 está operando com movimentações portuárias, pois o berço 01, localizado na área da APM Terminals e que também passa por um processo de obras no cais, pretende concluir até o final do mês de novembro, mesmo período de entrega do berço 03. Com isso, antes de encerrar 2017, o Porto de Itajaí estará operando com três berços ficando apenas o berço 04 para ser concluído dentro do primeiro semestre de 2018.