Quinta, 28 Março 2024

No extenso rol de entregas que o governador Flávio Dino fará em homenagem aos 405 anos de São Luís, o Porto do Itaqui recebeu especial atenção. No dia 6 de setembro último, o governador inaugurou um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) para o Porto do Itaqui, além de assinar o edital de licitação para contratação de consórcio de empresas para construção de um novo berço operacional.

É a primeira vez em 50 anos de existência que o Porto do Itaqui terá um Centro de Controle Operacional para garantir a segurança no tráfego de navios e cargas, aumentando, também, a produtividade do porto. Antes da implantação do CCO, a movimentação portuária era feita de maneira artesanal por meio de um quadro branco escrito a pincel, agora a programação de navios e cargas será controlada por um painel digital (videowall) composto por oito telas integradas a um sistema de gestão portuária.

O CCO possui torre de controle e equipamentos de última geração, com telas de controle digital e sistema de comunicação e de gestão específico para controle de tráfego de navios. São seis postos de monitoramento para acompanhar as operações no Porto do Itaqui em tempo real, com acesso a 18 novas câmeras e rádios digitais com estações fixas e móveis.

O governador Flávio Dino também anunciará abertura de edital para construção de um novo berço de operação. Com investimentos de R$ 150 milhões, a obra será construída com recursos exclusivamente próprios. Obras desse porte normalmente são realizadas com recursos federais e ou da iniciativa privada.

O novo berço do Porto do Itaqui terá 270 metros de comprimento, 40 metros de largura, profundidade de 15 metros e será dedicado a carga geral e granéis sólidos.

Com duração prevista de 24 meses, a obra será contratada em Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para dar a oportunidade de participação das empresas e consórcios locais. O novo berço vai gerar aproximadamente 300 empregos diretos e 150 indiretos.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, diz que isso vai ampliar a capacidade de movimentação. “Será um berço de carga geral, preparado para receber carregadores de navios, grãos e outras cargas. Um berço misto, que é a maior obra com recursos públicos do Maranhão, num momento em que o Itaqui expande sua área de influência regional, atraindo o desenvolvimento para o estado”, afirma.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome