Quarta, 27 Novembro 2024

Nos meses de maio e junho o Porto Itapoá já havia recebido os dois maiores navios que navegam em águas brasileiras. O Cap Sounio, de 330 metros de comprimento e 48 de largura, atracou no Terminal. Com capacidade de armazenagem de 11 mil TEUs, a embarcação é a que possui maior potencial de volume de carga operando no Brasil. Em maio foi a vez do Hyundai Loyalty, com 339 metros de comprimento e 45 de largura a fazer sua operação em Itapoá, o maior em comprimento.

As duas embarcações são exemplos de uma realidade nas rotas internacionais, com a utilização de embarcações de contêineres cada vez maiores. No Brasil, são poucos os Terminais preparados para recebê-los, seja pelos equipamentos à disposição da operação, ou pelas condições do canal de acesso aos portos. Esta última condição é o principal fator, determinante para inserir o Brasil na rota dos grandes navios.

Na última semana, o Porto Itapoá avançou ainda mais nesse quesito. A Capitania dos Portos de Santa Catarina divulgou novos parâmetros operacionais para manobras de navios no Terminal. Embora o canal de acesso ao Porto possua uma profundidade de 14 metros, os navios de grandes dimensões possuem limitações devido ao seus comprimentos e larguras. A Baía da Babitonga já possuía um dos maiores parâmetros operacionais do País e agora, com a nova portaria expedida pela Marinha, houve um acréscimo de 0,5 no calado dos navios viabilizando embarcações de 12,2 metros de calado (para navios até 310 metros de comprimento) e 11,5 metros de calado (para navios de até 336 metros de comprimento).

Na prática, esse aumento de calado significa que cada embarcação poderá carregar cerca de 5 mil toneladas a mais de produtos, um incremento de aproximadamente 400 contêineres por embarcação. “Isso garante mais competitividade do Porto Itapoá e permitirá maior movimentação de mercadorias pelo Terminal”, explica o Diretor de Operações, Sergni Junior.

A portaria foi concedida pois a profundidade natural do Terminal permite que os navios entrem e saiam com segurança. “O Porto Itapoá é um terminal completo e preparado para receber os maiores navios que operam na costa brasileira. Além da infraestrutura, podemos contar com as condições naturais da Baía da Babitonga, com águas calmas e profundas, proporcionando um alto nível de segurança na operação de navios de grande porte”, relata Sergni.

O Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior terminal de contêineres do País, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Vale destacar que o Terminal iniciou suas obras de expansão em outubro de 2016 e o projeto prevê a ampliação da área do porto dos atuais 150 mil m² para 450 mil m². A capacidade de movimentação, ao final da expansão, deve ser quatro vezes maior, dos atuais 500 mil TEUs movimentados por ano, para cerca de 2 milhões de TEUs.

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