Quinta, 28 Março 2024

No dia 1º de agosto último, chegou à Itajaí para dar reforços nos trabalhos de dragagem de manutenção do canal de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí, a Draga Tipo “Hopper Dredger” de nome Elbe.

Fabricada na Holanda, em 2010, seu peso é de 2472 toneladas tendo capacidade para suportar 3341 de tonelagem bruta. Possui 77.15 metros de comprimento por 15 metros de largura e capacidade de transportar (cisterna), até 2800 metros cúbicos e potência instalada de 4.480 Quilowatt (KW). A draga Elbe está em atividade há sete anos e seu último trabalho de dragagem estava sendo realizado no Porto de Paranaguá, Estado do Paraná.

Desde que a Draga Chinesa Xin Hai Niu chegou ao complexo portuário, em 24 de abril, suas operações de dragagem acontecem diariamente e agora com a chegada da draga Elbe, o objetivo principal é fazer com que possam ser realizadas dragagens nos berços de atracação e em outros pontos de menor acesso onde a draga chinesa não consegue proximidade devido ao seu tamanho.

Em conjunto, as duas dragas estão desassoreando o canal do Rio Itajaí-Açu para restabelecer a profundidade de 14 metros prejudicada nos meses de setembro e outubro de 2015 devido às fortes chuvas ocorridas naquele período. A dragagem ocorrerá dentro deste segundo semestre e está orçada em R$ 38.811.334,37, em recursos liberados em janeiro pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mediante compromisso assumido pelo Ministro Maurício Quintella Lessa em visita ao Porto de Itajaí.

Com a dragagem em andamento, cerca de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados nos canais externo e interno e despejados (Bota Fora) a uma distância de cinco milhas náuticas, equivalente a 10 quilômetros de distância do canal da barra.

Os trabalhos afetam diretamente a atracação de navios no Complexo Portuário de Itajaí ao possibilitar que os navios que aqui já atracam transportem maior volume de cargas além da atracação de navios maiores. A obra também beneficia na prevenção de cheias, já que o Rio Itajaí-Açu é o responsável pela vazão das águas em toda bacia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome